Jornal de Angola

Tribunal Militar condena três réus

-

Os réus Eugénio da Conceição Roque dos Santos e César Chiangani foram condenados à pena de prisão maior de três anos e sete meses e três anos e um mês, respectiva­mente, por extravio de 5.803.451.00 kwanzas destinados ao pagamento de subsídios aos militares da 51ª brigada das Forças Armadas Angolanas (FAA), no município do Negage.

De acordo com juiz de direito do Tribunal Militar da Região Militar Norte, capitão Joaquim Kassanga, que leu o acórdão, os réus agiram de forma negligente porque deveriam evitar o extravio dos valores destinados ao pagamento de efectivos empenhados na defesa da integridad­e do solo pátrio.

A conduta dos mesmos, ressaltou, criou constrangi­mentos aos efectivos e seus agregados que viram os seus programas frustrados e os colocou na situação de vulnerabil­idade.

O montante subtraído foi reposto pela direcção das finanças das FAA da Região Militar Norte, o que permitiu cobrir o défice criado e garantiu o pagamento dos efectivos em serviço . “O dinheiro extraviado e que foi parar ás mãos de irresponsá­veis, pesou à direcção das FAA e aos cofres do Estado”, deplorou o magistrado militar. A condenação dos réus visa desencoraj­ar tais práticas no seio das Forças Armadas Angolanas.

O julgamento, cujo acórdão foi tornado público ontem, iniciou dia 13 de Dezembro.

 ?? MAVITIDI MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Réus desviaram dinheiro destinado a subsídios
MAVITIDI MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Réus desviaram dinheiro destinado a subsídios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola