Jornal de Angola

Nigéria expande extracção de gás natural

-

O governo nigeriano aprovou o estabeleci­mento de um projecto de extracção de gás li quefeito de petróleo (LNG) na cidade de Ikuru, no Estado de Rivers, para a Green Energy Internatio­nal Ltd, operadora do campo marginal de Otakikpo na OML 11.

A licença para estabeleci­mento do programa foi emitida pelo Departamen­to de Recursos Petrolífer­os (DPR), a medida que a empresa se movimenta para cumprir com as demais obrigações, enquanto projecto-piloto aprovado pelo Governo para operações de combustão a gás zero no Delta do Níger.

A Green Energy Internatio­nal, que iniciou a produção em Fevereiro de 2017, diz que estava determinad­a a garantir a plena utilização do gás produzido no campo e a geração de energia.

A empresa afirma que a aprovação permite que a empresa faça o investimen­to final no campo da engenharia, compras, construção e instalação da infra-estrutura de extracção de LNG, contan do com o consórcio PCCLAMBDA, formado pelas empresas indígenas da Nigéria e a empresa chinesa Peiyang Chemical Equipment Co. Ltd (PCC), que é o fabricante do equipament­o original (OEM).

A Peiyang Chemical Equipment será ainda responsáve­l pelas actividade­s de fabricação e “design” associadas a este projecto.

O director para Serviços Jurídicos e Corporativ­os da empresa, Olusegun Ilori, explicou que o programa envolve o uso do gás para alimentar o gerador de 12 megawatts no campo de Otakikpo, dos quais 5 são destinados às comunidade­s circundant­es, enquanto o LNG e o propano seriam engarrafad­os e vendidos. Parte do LNG deve ser para uso doméstico nas comunidade­s de Otakikpo, a fim de apoiar as indústrias de pequena escala.

Olusegun Ilori disse que o projecto, que deve ser concluído no prazo de 12 meses, é um reforço para o esforço da Nigéria em relação à utilização de recursos de gás para uso doméstico.

 ??  ?? Nigerianos avançam com investimen­tos em energia DR
Nigerianos avançam com investimen­tos em energia DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola