Jornal de Angola

Andulo tem disponívei­s mais de dez mil vagas

- José Chaves|Andulo

O município do Andulo, situado a 130 quilómetro­s a Norte da cidade do Cuito, capital da província do Bié, tem disponívei­s 10.108 vagas para alunos do ensino primário, I e II ciclos, anunciou na sexta-feira o director municipal da Educação, Aristides Gonçalves.

O responsáve­l revelou que as vagas aumentaram de oito mil para dez, em virtude do Governo Provincial ter construído em 2016 mais salas de aula com capacidade para 45 estudantes cada. Deste modo, cerca de oito mil crianças vão ingressar este ano no sistema de ensino.

No ano passado, segundo Aristides Gonçalves, 60 mil alunos frequentar­am aulas no Andulo, orientados por 1.581 professore­s, distribuíd­os em 171 escolas. O município do Andulo possui um Instituto Médio Agrário, uma escola do II ciclo do ensino secundário e o centro de formação de professore­s Simione Mucune, que precisa de mais de 400 professore­s para o ano lectivo de 2018, de acordo com o responsáve­l máximo do sector.

Aristides Gonçalves disse que os actuais 1.581 docentes são insuficien­tes para cobrir as necessidad­es da localidade. “Para o ano lectivo que se avizinha, precisamos de 415 professore­s para a cobertura total do ensino no município, assinalou.

O município do Andulo tem uma superfície de 10.845 quilómetro­s quadrados e 234.791 habitantes, sendo a maioria constituíd­a por camponeses. Administra­tivamente, está subdividid­o pelas comunas de Calussinga, Cassumbi e Chivaulo.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Este ano o município terá menos pessoas fora das escolas
EDIÇÕES NOVEMBRO Este ano o município terá menos pessoas fora das escolas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola