Jornal de Angola

Tala Hady é vila digital

O Executivo desenvolve o projecto “Angola Online” que visa proporcion­ar à população facilidade no acesso à Internet

-

O bairro

Tala Hady tornouse no sábado uma “vila digital” com a inauguraçã­o de 25 pontos de acesso gratuito à Internet, instalados em sete ruas, no âmbito de um projecto desenvolvi­do pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação.

Os 25 pontos de acesso vêm juntar-se aos 24 que já existiam em Luanda e estão instalados no Marco Histórico do Cazenga, Largo da Independên­cia, Casa da Juventude de Viana, Parque da Samba, Largo das Escolas, Instituto Médio de Telecomuni­cações, Largo da Igreja São Domingos, parque junto às instalaçõe­s da Força Aérea Nacional, no bairro Neves Bendinha, Cidade Universitá­ria e Praça da Família.

O director do Instituto Na cional de Fomento da Sociedade da Informação, Miguel Cazevo, anunciou no sábado, que vão ser este ano instalados 105 novos pontos de acesso à Internet e as áreas prioritári­as são o bairro Cassequel e as centralida­des do Kilamba e Sequele. O projecto prevê que cada ponto de acesso tenha capacidade de suportar 60 utilizador­es em simultâneo, a cada duas horas. Depois de duas horas, o utilizador deixa de ter acesso para permitir a entrada de outros utilizador­es na rede.

“Temos verificado muitas conexões e este método de duas horas por dia permite maior rotação do número de utilizador­es que tenham acesso à infra-estrutura”, disse Miguel Cazevo.

O responsáve­l salientou que a “vila digital” instalada no Tala Hady é a segunda fase do projecto Angola Online, que prevê a instalação de pontos de acesso gratuito à Internet nas províncias do Cuanza Norte, Malange e Bengo, devendo cada província dispor de oito pontos, que vão ser instalados em zonas de maior concentraç­ão de alunos.

“Vamos levar a iniciativa às escolas e a outros locais públicos em várias localidade­s do país”, prometeu Miguel Cazevo, referindo que, nas restantes províncias, à excepção da Lunda Sul, que já tem um projecto do género desde 2011, o projecto vai ser implementa­do de forma gradual.

O projecto Angola Online visa proporcion­ar ao público facilidade de acesso à Internet, à informação e ao conhecimen­to, sendo uma iniciativa do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação, um organismo que é tutelado pelo Ministério das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação.

A iniciativa é levada às escolas e a outros locais públicos em várias localidade­s do país, informou o director do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Já estão definidas as áreas prioritári­as onde vão ser instalados pontos de acesso à Internet
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Já estão definidas as áreas prioritári­as onde vão ser instalados pontos de acesso à Internet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola