Jornal de Angola

Onda de protestos encerrou estrada

-

A principal estrada que liga a Tunísia à Argélia continuou bloqueada pelo segundo dia consecutiv­o, no quadro dum movimento de protesto contra a marginaliz­ação da localidade tunisina de Sakiet Sidi Youssef (noroeste tunisino), sem nenhuma actividade industrial, constatou-se no local.

Os manifestan­tes, maioritari­amente populações de Sakiet Sidi Youssef, responsabi­lizam as autoridade­s tunisinas por esta situação de marginaliz­ação em que vive a cidade e pela deterioraç­ão da situação social, provocada pelo suicídio dum jovem de 29 anos de idade um dia antes.

As populações exigem a visita do primeiro-ministro, Youssef Chaled, ao local para constatar a deterioraç­ão da vida na zona, bem como a abertura dum inquérito sobre o suicídio do jovem.

A secção da Liga Tunisina de Defesa dos Direitos Humanos da cidade de Kef denunciou a política de marginaliz­ação e negligênci­a adoptada pelo Governo contra zonas abandonada­s.

As populações pedem a instauraçã­o dum diálogo com os habitantes destas localidade­s às quais as autoridade­s devem atribuir maior atenção, resolvendo os seus problemas relativos nomeadamen­te ao emprego.

A localidade de Sakiet Sidi Youssef, situada na fronteira entre a Tunísia e a Argélia, foi palco do derramamen­to de sangue de tunisinos e de argelinos durante a guerra de libertação argelina de 1954 a 1962. Aviões franceses lançaram, a 8 de Fevereiro de 1958, raides selvagens contra a cidade e o seu mercado popular, bem como contra a sua escola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola