Jornal de Angola

Cereais caros levam procura ao exterior

-

Os avicultore­s do CuanzaSul passaram a adquirir cereais para ração na Zâmbia, Namíbia e África do Sul, onde os preços são mais baixos que em Angola, revelaram sábado produtores daquela província.

O preço da tonelada de milho, comprada a 700 dólares (116,7 mil kwanzas) no Cuanza Sul, é 50 por cento mais alto que nos mercados da África Austral como os daqueles três países, afirmou à Angop o avicultor Pedro Lambuazu.

Um outro avicultor, David Lopes, afirmou que a falta de ração devida aos preços elevados do milho e da soja condiciona o aumento da produção de ovos, secundado por Pedro Lambuazu a declarar se os produtores estão “a fazer um grande esforço para que o trabalho iniciado com muita dedicação não vá por água abaixo”.

O presidente da Associação Nacional dos Avicultore­s de Angola (Anavi), Rui Santos, anunciou diligência­s para o fornecimen­to de cerca de 150 mil toneladas de milho e soja a um preço que satisfaça os associados, com vista a impulsiona­r a actividade avícola.

Referiu que um memorando sobre a questão da ração foi enviado ao Ministério da Agricultur­a em 2017, mas até ao momento não foi dada uma resposta. “Esperamos que a situação seja solucionad­a o mais breve possível, para que o sector continue engajado nesta época de 2018”, referiu.

O Cuanza Sul tem uma produção anual de cerca de três milhões de ovos, apenas 0,38 por cento do total de 800 milhões produzidos em Angola nesse mesmo lapso de tempo, de acordo com dados oficiais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola