Jornal de Angola

Património e turismo em destaque em Viana

- Manuel Albano

Um misto de alegria, emoção e tradição foi o que se constatou, ontem, no Mercado Comunal do Calumbo, no Município de Viana, onde se realizou o acto provincial para as celebraçõe­s do Dia da Cultura Nacional, cujo acto central ocorreu na Província da Lunda-Norte.

Numa festa que contou com a presença da vicegovern­adora da Província da Luanda, Ana Paula Correia Victor e o secretário de Estado da Cultura, João Constantin­o, os habitantes de Calumbo evidenciar­am todo o potencial e valências do seu património histórico e cultural, de monumentos e sítios aos produtos provenient­es do campo e da pesca.

A comuna esteve engalanada com as cores da bandeira da república, tendo ficado bonita para receber o acto provincial e os seus protagonis­tas. A dança e música tradiciona­l, fundamenta­lmente, alguns momentos de cabecinha com o grupo carnavales­co Viveiros do Njinga a Mbande, uma feira do livro, exposição fotográfic­a sobre o Corredor do Kwanza e a feira promovida pela administra­ção local em parcerias com a cooperativ­a dos pescadores e agricultor­es denominado “União Baixo Kwanza” foram alguns dos momentos que marcaram as celebraçõe­s consagrada­s ao Dia da Cultura Nacional.

A visita guiada a alguns dos principais locais e sítios históricos localizado­s no Corredor do Rio Kwanza na localidade de Calumbo, como o Santuário da Igreja S. José de Calumbo, classifica­dos como património cultural histórico angolano pelo Ministério da Cultura desde 11 de Novembro de 1959, ao medidor do nível da água, ao Ramal do Calumbo, aos Imbondeiro­s da Sereia e da Concentraç­ão de Escravos, foram alguns dos momentos que marcaram a actividade numa manhã bastante quente como é caracterís­tico da região neste período temporal.

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Visitantes acompanham ritual à volta do imbondeiro
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Visitantes acompanham ritual à volta do imbondeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola