Jornal de Angola

Mora do Virei do Namibe surpreende os campeões

Campeão Renascimen­to do Uíge perde invencibil­idade e deixa aberto o despique pelo primeiro lugar da série

- Mário Clemente | Huambo

A derrota da equipa do Renascimen­to do Uíge, actual campeão nacional de masculinos, ontem diante do Mora Virei do Namibe por 27-29, foi o destaque da quarta jornada dos trigésimos oitavos campeonato­s nacionais de andebol que decorrem no Huambo até ao próximo sábado.

Depois de três vitórias consecutiv­as, diante do 1ºde Agosto (28-25), Chicapa da Lunda-Sul (23-19) e Sporting de Cabinda (32-23), os meninos do Uíge foram ontem surpreendi­dos pela formação namibense que, até então, tinha conseguido apenas uma vitória, frente ao Sporting de Cabinda por 23-15.

O resultado deixa em aberto o despique pelo primeiro lugar, que fica assim ainda ao alcance do 1º de Agosto, Mora Virei, do Namibe e Chicapa da Lunda-Sul, todas elas com apenas uma derrota, até ontem.

Em femininos, o 1º de Agosto, actual campeão nacional, terminou ontem a primeira fase, com nova goleada, 34-12, sobre o Ara da Gabela e vai agora aguardar tranquilam­ente pelos quartos de final, onde vai defrontar o segundo classifica­do da série B, posição que neste momento é ocupada pelo Petro de Luanda, antevendo-se desde já um dérbi entre formações da capital marcado, como sempre, pela rivalidade salutar existente entre os dois emblemas em todas as modalidade e escalões etários.

As militares, comandadas por José Chuma, chegam ao final da etapa preliminar da prova com o invejável saldo de 83 golos apontados e 42 sofridos, fazendo jus à condição de candidato à revalidaçã­o do título que ostenta. Somente diante do seu Núcleo de Benguela, as actuais campeãs nacionais foram postas à prova, com vitória por 2116. Noutras partidas, o 1º de Agosto quase não encontrou oposição das adversária­s, pois cilindrou o 1º Maio de Benguela (23-7), Misto do Moxico (37-7) e o Ara da Gabela (34-12).

A competição prossegue hoje com a realização da 5ª jornada, cujo destaque vai para os encontros que colocam frente a frente Electro do Lobito e Petro de Luanda ( em femininos) e Recreativo da Chicapa da Lunda-Sul e Mora do Virei do Namibe (masculinos).

O emparceira­mento do dia prossegue com a disputa em masculino dos jogos Sporting de Cabinda- 1º Agosto, Atlético da MadeiraAra da Gabela e GD 4 de Abril-Petro do Huambo. Em femininos, o Mora Sport do Virei mede forças com o Sporting de Cabinda, numa jornada que inclui ainda os desafios Misto do MoxicoAra da Gabela, Marinha da Guerra- Recreativo da Chicapa e Núcleo do 1º de Agosto de Benguela-1º de Maio de Benguela.

A prova conta com a participaç­ão de 26 equipas, sendo 12 masculinas e 14 femininas, das províncias de Benguela, Moxico, Cabinda, Namibe, Luanda, CuanzaSul, Lunda-Sul, Malanje, Uíge e a província anfitriã, divididas em três séries A,B e C. Em ambas as classes, a primeira fase apura os dois primeiros classifica­dos de cada série e os dois melhores terceiros.

A definição de melhor terceiro está directamen­te dependente dos resultados destes com as duas primeiras. As restantes equipas disputam as classifica­tivas do 9º ao 12º lugares da geral.

O coordenado­r da prova, Monteiro Pongolola fez um balanço positivo, afirmando que de momento o campeonato está a decorrer sem sobressalt­os e bastante competitiv­o.

O dirigente lembrou também que antigament­e as equipas da província de Luanda eram sempre as favoritas e dominavam a competição, mas agora as coisas mudaram para melhor e todas as formações presentes estão a bater-se em pé de igualdade com os ditos “grandes”, o que em termos de competitiv­idade significa a melhoria de nível quer técnico quer táctico das equipas que disputam a competição.

Depois de três vitórias consecutiv­as, os meninos do Uíge foram ontem surpreendi­dos pela formação namibense, que, até então, tinha conseguido apenas uma vitória

 ??  ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO Equilíbrio entre as equipas de Luanda e do interior começa a ficar evidente durante a prova
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO Equilíbrio entre as equipas de Luanda e do interior começa a ficar evidente durante a prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola