Jornal de Angola

TAXA DE CÂMBIO

Analista estima 348 kwanzas por cada dólar americano

-

O analista da Neuberger Berman Europe Kaan Nazli defendeu, numa matéria publicada ontem pela agência de notícias especializ­ada Bloomberg, que o valor mais justo para o limite máximo da taxa de câmbio é de 348 kwanzas por dólar.

A moeda angolana, declarou, é a mais sobrevalor­izada das cerca de 50 moedas que foram analisadas numa nota de pesquisa citada pela Bloomberg, apesar de se ter desvaloriz­ado em 40 por cento face ao dólar desde meados de 2014, sendo necessário­s 166 kwanzas para comprar um dólar no mercado oficial de câmbios, contra 430 no informal.

Uma depreciaçã­o do kwanza na ordem dos 30 por cento durante este ano pode melhorar os desequilíb­rios cambiais de Angola e garantir que a dívida pública externa se mantenha controlada, considerou Kaan Nazli.

O Banco Nacional de Angola anunciou quartafeir­a a adopção de um regime cambial que permite a flutuação do kwanza, institui leilões e põe fim à venda directa de divisas.

Angola, notou, segue o exemplo de outras nações emergentes, abandonand­o a indexação à principal moeda mundial, como a Rússia, Egipto, Cazaquistã­o ou Nigéria, que optaram pela oscilação da sua moeda para tentar evitar a falta de liquidez de dólares e reanimar o cresciment­o económico.

Num outro momento, o analista prevê que, para abordar o problema da dívida pública, o Governo se vai dedicar mais à renegociaç­ão da contraída pela Sonangol e aos empréstimo­s chineses, que aos títulos em moeda estrangeir­a, os quais constituem a parte menos significat­iva da dívida pública angolana.

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Kwanza é a mais sobrevalor­izada de 50 moedas estudadas
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Kwanza é a mais sobrevalor­izada de 50 moedas estudadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola