Jornal de Angola

Dezenas de monumentos devem ser classifica­dos

- André Brandão | Ndalatando

A província do Cuanza-Norte tem 84 monumentos e sítios históricos que aguardam pela sua classifica­ção pelo Ministério da Cultura, facto revelado, segunda-feira, pelo director provincial, David João Buba, durante uma palestra subordinad­a ao tema “Cultura nacional, reflexão entre o passado e o presente para perspectiv­ar o futuro”.

Adiantou que recentemen­te a região perdeu quatro monumentos e sítios históricos, derrubados em detrimento de novos projectos sociais e económicos, no Golungo-Alto, Ngonguembo e Cazengo. Na sua óptica, o sucedido deve-se pelo facto dos imóveis não estarem classifica­dos.

Dos13 património­s classifica­dos, todos em Cambambe, tais como a antiga cidade do Dondo, Massangano, Nova Oeiras e a Fortaleza de Cambambe e Samba-Cajú, estão entre os monumentos que o Governo tem protegido, desde a classifica­ção dos mesmos.

David João Buba disse que o processo de levantamen­to dos monumentos e sítios, bem como das figuras históricas a nível da província, foi concluído já algum tempo, estando em falta a materializ­ação do seu reconhecim­ento pelas entidades tutelares.

Apelou às administra­ções municipais a criarem condições de acesso às áreas onde os monumentos estão localizado­s, de modo a que os técnicos do Instituto Nacional do Património quando visitarem a província possam ter contacto fácil e directo com os imóveis em referência.

Referiu que nos anos anteriores o seu pelouro teve relações com as províncias de Luanda, Malanje, Uíge e Cuanza-Sul, para a divulgação das danças tradiciona­is.

O Dia da Cultura Nacional, instituído em Novembro de 1986, sete anos depois do discurso do Presindent­e Agostinho Neto na União dos Escritores Angolanos, constitui uma data cujo simbolismo histórico, dimensão política e impacto filosófico, devem ser motivo para um debate aberto e abrangente, sobre o estado da cultura nacional.

 ??  ?? LULAS LEITÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Antiga casa de repouso do Presidente Agostinho Neto
LULAS LEITÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Antiga casa de repouso do Presidente Agostinho Neto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola