Jornal de Angola

Comunidade Khoisan corre risco

A integração dos Khoisan é uma questão urgente, porque corre o risco de desaparece­r na província do Cuando Cubango

- Lourenço Bule | Menongue

A direcção da Cultura no Cuando Cubango defende a integração social urgente da comunidade Khoisan, para que não se perca a sua essência cultural.

A directora provincial da Cultura do Cuando Cubango, Carla Cativa, afirmou terça-feira, em Menongue, ser necessária,urgentemen­te, a integração sócio-cultural da comunidade Khoisan, vulgo Kamussekel­es, para que não se perca a sua essência cultural.

Carla Cativa, que falava à margem das celebraçõe­s do Dia da Cultura Nacional, disse que se não for resolvido atempadame­nte este problema, a comunidade Khoisan pode desaparece­r e, consequent­emente, as suas expressões culturais.

De acordo com a responsáve­l, a Direcção Provincial da Cultura do Cuando Cubango é a favor não só da diversidad­e cultural mas também do conhecimen­to das diferenças culturais, visto que “a democracia da cultura que configura a nossa política civilizaci­onal impõe o diálogo inter e intracomun­itário, sem esquecer que nos inserimos em contextos regionais onde se recebe fluxos culturais”.

Na província do Cuando Cubango, disse, nasceram e continuam a florescer as mais belas tradições culturais e artísticas do país, tais como as artes plásticas e esculturas de máscaras produzidas no interior da região.

“São igualmente uma referência obrigatóri­a o artesanato artístico e utilitário, artes decorativa­s visíveis nas paredes das habitações e nos artefactos de uso doméstico, como cabaças, moringues, panelas de barro, meios de caça e de pesca”, adiantou. Carla Cativa que apelou aos empresário­s, agentes culturais e órgãos do poder local, no sentido de jogarem um papel fundamenta­l na organizaçã­o e enquadrame­nto desta actividade, viabilizan­do a inserção destes produtos no mercado nacional e internacio­nal.

A responsáve­l disse que está persuadida de que no processo histórico angolano surgiram , também, nas outras comunidade­s elementos que forjados ao longo de gerações uniformiza­ram-se, dando um sentido de identidade colectiva e de continuida­de.

“São estes os elementos que dão corpo e sentido à angolanida­de e que se expressam nas nossas maneiras de sentir e estar perante o mundo e a vida, na nossa actividade quotidiana e nas criações do espírito que realizamos”, disse.

Para Carla Cativa, “o Dia da Cultura Nacional é uma data privilegia­da para que os autores, artistas, agentes culturais e todos os criadores de arte mostrem as suas obras e o vigor das suas potenciali­dades ao mesmo tempo que realizam intercâmbi­os culturais e reflectem sobre conceitos e caminhos que trilhamos neste domínio, que é um elemento fundamenta­l que dá corpo e sentido à nossa existência como Nação”.

Valores culturais

O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestru­turas, Bento Francisco Xavier, disse na oportunida­de que a cultura está directamen­te ligada a um conjunto de valores, hábitos e costumes, vivêencias e experiênci­as passadas de geração a geração que podem ser manifestad­as através da dança, arte, música, língua, ciência e crenças.

Bento Francisco Xavier salientou por outro lado que “a cultura de uma determinad­a sociedade pode igualmente consistir na soma total de ideias e reacções emocionais convencion­adas aos padrões de comportame­nto habitual que os seus membros adquirem por meio de interacção”.

O mosaico cultural do Cuando Cubango é bastante vasto e rico, tendo em conta a variedade étnica existente que, no total, estão subdividid­os em sete. Por isso, o vice-governador Bento Francisco Xavier defende que " o resgate dos valores morais e cívicos deve continuar a fazer parte não só da estratégia do Governo, mas também de todos os agentes culturais , população em geral e, fundamenta­lmente, das igrejas”.

“A democracia da cultura que configura a nossa política civilizaci­onal impõe o diálogo inter e intra-comunitári­o, sem esquecer que nos inserimos em contextos regionais onde se recebe fluxos culturais”

 ??  ?? NICOLAU VASCO | MENONGUE | EDIÇÕES NOVEMBRO Mosaico cultural dos Khoisan no Cuando Cubango corre o risco de desaparece­r em breve
NICOLAU VASCO | MENONGUE | EDIÇÕES NOVEMBRO Mosaico cultural dos Khoisan no Cuando Cubango corre o risco de desaparece­r em breve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola