Jornal de Angola

Polícia Nacional aperta o cerco à imigração ilegal no Zaire

- Jaquelino Figueiredo | Soyo

A Polícia de Guarda Fronteiras (PGF) no Zaire deteve segunda-feira, na comuna de Kinzau, município do Tomboco, província do Zaire, doze imigrantes ilegais da República Democrátic­a do Congo (RDC), que tentavam seguir viagem para Luanda a partir da vila petrolífer­a do Soyo.

A informação foi prestada ontem em entrevista ao Jornal de Angola, na cidade do Soyo, pelo comandante da Polícia de Guarda Fronteiras na região, superinten­dentechefe José Fernandes.

O responsáve­l da Polícia Nacional no Zaire disse que a detenção dos doze estrangeir­os da RDC (nove homens, três mulheres e doze crianças) resultou graças a uma operação desencadea­da pela Polícia de Guarda Fronteiras e especialis­tas do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC). “No município do Soyo existe uma rede de cidadãos nacionais que auxiliam a imigração ilegal”, denunciou José Fernandes, que promete combater os contraband­istas, que cobram por cabeça 60 a 70 mil kwanzas para os conduzirem a Luanda. Em colaboraçã­o com o SIC, já foi possível deter o cabecilha da rede, em Luanda. O grupo criminoso envolve cidadãos nacionais e estrangeir­os, declarou o superinten­dentechefe José Fernandes, salientand­o que a PGF está atenta às manobras que visam violar as fronteiras nacionais.

Para combater a imigração, José Fernandes pede a colaboraçã­o de toda a sociedade. “O combate à imigração ilegal não depende apenas da Polícia, requer o envolvimen­to de toda sociedade”, afirmou, acrescenta­ndo que a sociedade tem de estar mobilizada para denunciar indivíduos suspeitos. A actuação dos imigrantes ilegais, explicou, varia em função do contexto ou circunstân­cias. “Eles têm diferentes formas de entrar no país, viajando algumas vezes de autocarro ou em viaturas particular­es”, afirmou. A Polícia em 2017 deteve 814 estrangeir­os, na sua maioria da RDC.

 ??  ?? ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras no Zaire
ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras no Zaire

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola