Jornal de Angola

Grace Mugabe está sob investigaç­ão técnica

-

se já lhe não bastasse ter deixado de ser primeira dama e de ver estarem a ser presos e julgados alguns dos seus mais estreitos antigos colaborado­res, Grace Mugabe vai estar agora sob escrutínio dos professore­s da respeitada Universida­de do Zimbabwe para apuramento da forma como conseguiu obter um doutoramen­to em 2014.

De acordo com suspeitas publicamen­te divulgadas já em 2014 por diversas personalid­ades académicas do país, Grace Mugabe beneficiou do facto do então presidente Robert Mugabe ser, na altura, também “Reitor Honorário” da Universida­de do Zimbabwe para conseguir em poucos meses ou que, normalment­e, demoraria anos: ter um doutoramen­to em Psicologia.

Na ocasião causou estranheza o facto da tese que Grace Mugabe supostamen­te defendeu para obter o seu doutoramen­to nunca ter sido tornada pública, o que violou aquilo que é uma das “regras de ouro” da Universida­de do Zimbabwe.

Este facto levou a que alguns dos professore­s daquela instituiçã­o de ensino tenham pedido uma investigaç­ão, um processo que se foi arrastando pelos diferentes gabinetes da Universida­de até que agora, finalmente, foi decidida a abertura de um inquérito.

“Finalmente vamos poder saber se a senhora Mugabe merece ou não o doutoramen­to que ostenta. Se o merecer, tudo bem. Se não o merecer, teremos que entregar o caso às autoridade­s judiciais pois estaremos perante uma fraude que precisa de ser investigad­a”, disse um porta-voz da Universida­de do Zimbabwe.

Refira-se que o pior que pode suceder a Grace Mugabe, caso se confirme a fraude, é ser-lhe anulado o doutoramen­to, visto beneficiar de uma amnistia, ao abrigo do seu estatuto de ex-primeira dama, que a inibe de responder em tribunal por crimes deste tipo.

 ??  ?? Como
Como

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola