Jornal de Angola

Preços vigiados com redução acumulada

-

O Índice de Produtos de Preços Vigiados (IPPV) acumulou uma redução de 17,72 por cento de Janeiro a Dezembro do ano passado, afirma um relatório oficial publicado ontem no site do Ministério das Finanças.

O Relatório Mensal de Produtos de Preços Vigiados, divulgado pelo Instituto de Preços e Concorrênc­ia (IPREC) declara, entretanto, que o IPPV de Dezembro avançou 0,47 por cento, contrarian­do a tendência observada ao longo de 11 meses, desde Dezembro de 2016.

O documento indica a massa esparguete com uma redução de 17,21 por cento e o sal com 9,32, como os produtos mais baixarem de preço nos armazéns grossistas, enquanto os que mais subiram foram a batata-doce com 54,51 por cento e a cenoura com 29,56 por cento.

Nos supermerca­dos, o sabão em barra (9,01 por cento) e a farinha de trigo (6,75) registaram as maiores quedas de preço, ao passo que a cenoura (22,22 por cento), tal como nos armazéns grossistas, está entre os itens cujo custo mais subiu, além da alface (14,36 por cento).

O Regime de Preços Vigiados está previsto por lei desde Fevereiro de 2016, definindo as regras para a fixação e alteração dos preços, bem como os mecanismos para o controlo e fiscalizaç­ão.

A lista dos bens e serviços inscritos no regime inclui 30 produtos, entre os quais o arroz, banana, batata, carne fresca, farinha de trigo, feijão, frango, fuba de mandioca e de milho, leite em pó e massa alimentar, óleo de palma, óleo de soja, pão, peixe, sal, sabão, alface, alho, tomate cebola, cenoura e cebola.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Preços observaram tendência para queda durante 11 meses
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Preços observaram tendência para queda durante 11 meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola