Jornal de Angola

Selecção Nacional faz acertos tácticos finais

Srdjan Vasiljevic quer começar a vencer no CHAN depois dos triunfos frente ao Domant e Guiné Equatorial

- António de Brito

Com dois amistosos disputados e igual número de vitórias, a Selecção Nacional de Honras de futebol dá sinais de que está preparada, com o claro objectivo de fazer uma boa campanha na 5ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), que tem início amanhã e termina a 4 de Fevereiro, no Reino de Marrocos.

Hoje, o conjunto angolano realiza o último treino, em Marraquexe, e amanhã segue na máxima força para a cidade de Agadir, palco da competição.

Apesar de não ser o número de jogos desejados por Srdjan Vasiljevic, a Selecção Nacional, nos amistosos realizados, marcou quatro golos e não sofreu nenhum, o que dá a entender que o conjunto angolano aparenta estar bem nos três sectores, com base nos números até ao momento produzidos.

Frente ao Domant do Bengo, os Palancas Negras venceram, por 3-0, com golos de Herenilson, Mano Calesso e Fofó, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.

Na terça-feira, a Selecção Nacional derrotou a Guiné Equatorial, por 1-0, no Estádio de Marraquexe, em Marrocos, golo apontado pelo “capitão” Ricardo Job. O craque do Petro de Luanda está a atravessar um bom momento de forma, cria e faz jogar a equipa nacional.

Inicialmen­te agendado com a Guiné Conacri, que se mostrou indisponív­el à última hora, Angola teve de recorrer aos préstimos dos equato-guineenses, para fazer os acertos necessário­s antes do jogo de estreia, no dia 16, frente ao Burkina Faso, pontuável para o Grupo D, a disputar-se às 16h30, no Estádio Adrar, em Agadir. Para a mesma série, o Congo Brazzavill­e enfrenta os Camarões, às 19h00, no mesmo recinto desportivo.

Com o propósito de não defraudar as expectativ­as dos adeptos do futebol, o técnico Srdjan Vasiljevic já idealizou o “onze” base e a táctica para contornar os Cavalos burquinabe­s: Landu na baliza; Mira, Tó Carneiro, Nari e Wilson (defesas); Almeida, Herenilson, Vá, Job e Mano Calesso (médios); Moco ou Fofó (avançados). “Estes atletas dão fortes garantias de a Selecção Nacional fazer uma boa figura no CHAN. Nos colectivos e jogos treinos, os jogadores referencia­dos superaram as nossas expectativ­as. Vamos fazer fé, que nada aconteça aos atletas que formam a equipa inicial”, disse ontem ,ao Jornal de Angola, o técnico-adjunto da Selecção Nacional, Silvestre Pelé.

Vitória enaltecida

O treinador-adjunto do conjunto angolano valorizou ainda a vitória frente à Guiné Equatorial: “Vencer é sempre bom, seja qual for o adversário. Ninguém gosta de perder, nem a feijões. Foi bom termos vencido a Guiné Equatorial, visto que estamos a poucos dias do jogo com o Burkina Faso. O amistoso serviu para o corpo técnico limar as últimas arestas, para a selecção se apresentar em perfeitas condições no jogo da próxima terça-feira”, garantiu Silvestre Pelé.

Quanto ao desafio de estreia, Silvestre Pelé adiantou que espera por um jogo disputado, visto que as duas selecções vão entrar para as quatro linhas com a ambição de vencer.

“Vencer é sempre bom, seja qual for o adversário. Ninguém gosta de perder, nem a feijões. Foi bom termos vencido a Guiné Equatorial”

“Penso que será um duelo equilibrad­o e disputado. Atendendo aos objectivos de ambas, o favoritism­o é repartido”.

Condições em Agadir

Quando chegar ao local dos jogos, a Selecção Nacional não terá razões de queixas, porque a Federação Angolana de Futebol (FAF) enviou um emissário encarregue de criar as condições essenciais, para a delegação angolana, constituíd­a por 40 elementos, entre jogadores, corpo técnico, pessoal de apoio e dirigentes. Estão ao serviço da Selecção Nacional Landu, Jotabé e Rui (guarda-redes); Nari, Mira,Wilson, Tó Carneiro, Lito, Medá, Gui e Depaizo (defesas); Celson Barros, Paty, Mano Calesso, Almeida, Manguxi, Herenilson, Chiló, Vá e Job (médios); Fofó, Kaporal e Moco (avançados).

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecciona­dor nacional vai privilegia­r as correcções de situações concretas de jogo
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecciona­dor nacional vai privilegia­r as correcções de situações concretas de jogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola