Jornal de Angola

Ministro do Lesotho apresenta as reformas

-

dos Negócios Estrangeir­os do Lesotho, Lesogo Makgothi, apresenta hoje, às autoridade­s angolanas, o Plano de Acção do Roteiro para a Implementa­ção de Reformas no seu país, no quadro da presidênci­a de Angola do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC.

Lesego Makgothi, que chegou ontem a Luanda, é hoje recebido pelo homólogo Manuel Augusto. Em Outubro do ano passado, a situação política e militar no Lesotho trouxe a Luanda o ministro dos Negócios Estrangeir­os daquele país.

À saída do encontro, Lesogo Makgothi considerou “inconstant­e” a situação política e militar no seu país. O chefe da diplomacia do Lesotho admitiu, na ocasião, que a situação estava a gerar desconfort­o e muitos países auguravam que forças militares não fossem enviadas para aquele país.

Durante o encontro com Manuel Augusto, disse, ficou marcada a decisão de levarse a informação à presidênci­a da SADC, para saber que medidas deviam ser tomadas a nível da Subcomissã­o de Defesa.

O Subcomité de Defesa da SADC, presidido pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, Geraldo Sachipengo Nunda, analisou em Outubro último, em Luanda, a composição, métodos de desdobrame­nto e preparação da força em estado de alerta da organizaçã­o, a ser enviada para o Lesotho.

O envio da força foi decidido pela cimeira da troika da SADC, realizada no dia 15 de Setembro, em Pretória, África do Sul, na sequência do assassinat­o, no dia 5 do mesmo mês, do comandante das Forças de Defesa, tenente-general Khoantlhe Motsomotso, o que levou à degradação da situação de segurança no Lesotho.

A cimeira decidiu o envio imediato de uma força em estado de alerta da SADC, integrada pelas três componente­s: militar, policial e civil, para garantir a normalidad­e de uma situação favorável à implementa­ção das reformas necessária­s, principalm­ente no sector da defesa e segurança.

No encontro de Luanda, o general Geraldo Sachipengo Nunda elogiou a acção imediata da SADC, que enviou ao Lesotho uma missão ministeria­l do órgão para avaliação, e lembrou que os resultados foram submetidos à cimeira da troika realizada no dia 15 de Setembro último, em Pretória, África do Sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola