Mú­si­co Di­mas lan­ça dis­co “His­tó­ria Re­al” em Lu­an­da

Jornal de Angola - - CULTURA - Má­rio Cohen

“His­tó­ria Re­al” é o tí­tu­lo do se­gun­do tra­ba­lho dis­co­grá­fi­co da car­rei­ra ar­tís­ti­ca do can­tor João Valentim Ma­teus, de no­me ar­tís­ti­co Di­mas que é lan­ça­do no mês de Maio, no Par­que da In­de­pen­dên­cia, em Lu­an­da.

Gra­va­do e pro­du­zi­do na E.B Pro­du­ção, o CD tem 13 fai­xas can­ta­das nos es­ti­los ki­zom­ba e bo­lei­ro, com a par­ti­ci­pa­ção de To­más Ben­ja­mim (vi­o­la so­lo), Pe­pe­lo Sá e Alex Sam­ba (vi­o­la rit­mo), Es­te­ve Ben­to (ba­te­ria, te­cla­do, con­gas, di­kan­za e ar­ran­jos) e Iri­na Lima e Mi­zin­ga (co­ro).

De­pois de Lu­an­da, o can­tor vai em di­gres­são pa­ra as pro­vín­ci­as de Ma­lan­je, Cu­an­za-Nor­te, Ben­go, Cuando Cubango e Uí­ge com a fi­na­li­da­de de pro­mo­ver o dis­co, bem co­mo dar mais vi­si­bi­li­da­de à sua ima­gem ar­tís­ti­ca.

O es­pec­tá­cu­lo de apre­sen­ta­ção do dis­co, se­gun­do o can­tor em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, vai ser re­a­li­za­do no Pa­lá­cio de Fer­ro, na Bai­xa de Lu­an­da. Em Se­tem­bro, vi­a­ja pa­ra a Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), à con­vi­te de um pro­du­tor, com a pre­ten­são de gra­var uma can­ção no es­ti­lo "su­ku­sem­ba", com ar­tis­tas con­go­le­ses, no es­tú­dio de Pe­pe Ka­lé, uma das gran­des re­fe­rên­ci­as da mú­si­ca con­go­le­sa.

A vi­a­gem pa­ra a RDC, de acor­do com o can­tor, vai aju­dar mui­to no de­sen­vol­vi­men­to da sua car­rei­ra à ní­vel in­ter­na­ci­o­nal. O ar­tis­ta dis­se que o gé­ne­ro mu­si­cal “su­ku­sem­ba” re­sul­ta de uma fu­são de sem­ba com “su­ku”, um dos es­ti­los mu­si­cais da RDC.

Di­mas elo­gi­ou a ini­ci­a­ti­va do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, por ter re­ce­bi­do os ar­tis­tas há du­as se­ma­nas no Pa­lá­cio Pre­si­den­ci­al.

Na sua óp­ti­ca, uma das me­lho­res for­mas do Exe­cu­ti­vo aju­dar os can­to­res a cri­a­rem con­di­ções de sus­ten­to atra­vés das ar­tes pas­sa pe­la a re­a­bi­li­ta­ção dos cen­tros re­cre­a­ti­vos e sa­lões de dan­ça.

Na­tu­ral do Cu­an­za Nor­te, Di­mas lan­çou o pri­mei­ro dis­co, “Pre­pa­ra­ção”, em 2008, em Lu­an­da, gra­va­do nos es­tú­di­os B-Max Pro­du­ções e San­tos Fi­guei­re­do.

MO­TA AM­BRÓ­SIO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO Can­tor pre­pa­ra lançamento do pró­xi­mo dis­co pa­ra Maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.