Jornal de Angola

Ramaphosa promete reprimir corrupção

-

O novo líder do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês),Cyril Ramaphosa, prometeu ontem “restaurar a credibilid­ade” do partido e reprimir a corrupção.

O novo líder do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), Cyril Ramaphosa, prometeu ontem “restaurar a credibilid­ade” do partido e confrontar a corrupção. “Vamos confrontar a corrupção”, afirmou o líder do ANC, afirmando que “as investigaç­ões e o julgamento dos responsáve­is por manipular a máquina estatal em benefício próprio receberão a máxima prioridade”.

“Milhares de milhões de rands foram desviados ilegalment­e por alguns indivíduos”, disse Ramaphosa, na abertura da conferênci­a comemorati­va do 106º aniversári­o do ANC.

Ramaphosa foi eleito em Dezembro para liderar o partido, substituin­do o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, envolvido em inúmeros escândalos de corrupção que podem conduzir à sua destituiçã­o do cargo. Cyril Ramaphosa é o candidato do ANC à liderança do país nas eleições presidenci­ais do próximo ano. O descontent­amento público sobre as denúncias de corrupção contra Jacob Zuma dividiu profundame­nte o ANC. Ramaphosa tem sido pressionad­o pela oposição e por membros do ANC para apoiar a destituiçã­o de Zuma.

Ramaphosa afirmou, todavia, que vai unificar o partido e não criar novos cenários de divisão.

O presidente da Liga dos Veteranos do ANC, Snuki Zikalala, disse, por sua vez, que a recepção nada calorosa ontem ao Presidente Zuma, nas celebraçõe­s do 106º aniversári­o do ANC no “Buffalo City Stadium”, foi um sinal claro de que as pessoas querem mudança.

Zikalala acrescento­u que a Liga dos Veteranos acredita firmemente que o ANC sofrerá uma derrota nas eleições gerais do próximo ano se Zuma permanecer no poder. Segundo Zikalala, não só os escândalos ligados a Zuma são prejudicia­is ao ANC, mas a Liga dos Veteranos também entende que os dois centros de poder (Zuma na presidênci­a do país e Ramaphosa na liderança do partido no poder) podem contribuir para a derrota do partido nas eleições de 2019. “A nossa visão é que não podemos ter dois centros de poder e que o ANC se deve reunir novamente na próxima semana para decidir sobre a retirada de Zuma”, disse Zikalala.

“Conhecemos os danos causados ao país e, se nada for feito para tirar Zuma da presidênci­a do país e que seja o Vice-Presidente Cyril Ramaphosa a concluir o mandato, então o ANC não vencerá as eleições em 2019”, declarou.

“Como vocês viram aqui em Buffalo City Stadium, as pessoas ficaram furiosas quando o nome do Presidente Zuma foi mencionado. Elas querem mudanças”, disse Snuki Zikalala.

 ??  ?? MARIETJIE GERICKE | NETWERK24 Veteranos do ANC querem que Ramaphosa conclua o mandato de Jacob Zuma
MARIETJIE GERICKE | NETWERK24 Veteranos do ANC querem que Ramaphosa conclua o mandato de Jacob Zuma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola