Jornal de Angola

Consórcio interessad­o em investir na Huíla

-

O consórcio chinês Citic e H&S pretende investir, nos próximos meses, em projectos de abastecime­nto de água e agro-industriai­s na província da Huíla, informou quinta-feira, no Lubango, o líder da companhia, John Zheng.

O anúncio do empresário foi feito numa reunião com o governador da Huíla, Marcelino Tyipinge, responsáve­is institucio­nais dos sectores da Geologia e Minas, da Agricultur­a, Pecuária, Pescas e Desenvolvi­mento Florestal, da Energia e Águas e do Turismo.

O empresário manifestou interesse em participar em parcerias público-privadas no domínio da produção e fornecimen­to de água, agricultur­a, indústria e minas, podendo utilizar fundos próprios para dinamizar uma unidade siderúrgic­a.

John Zheng disse estar criada uma comissão para estudos entre o Governo Provincial da Huíla e o consórcio, para se verificar um terreno disponível e prepará-lo para possíveis financiame­ntos. “Queremos ter a possibilid­ade de participar no plano de desenvolvi­mento que o Estado adoptou para os próximos cinco anos”, afirmou, referindo-se ao Plano Nacional de Desenvolvi­mento 2017-2022.

Marcelino Tyipinge elogiou a disponibil­idade do consórcio para financiar projectos sociais na província, afirmando estarem as autoridade­s locais preparadas para apoiar qualquer investimen­to vocacionad­o para atender as necessidad­es da população.

“Os nossos empresário­s são dedicados, mas muita vezes faltam recursos ou o conhecimen­to nas várias áreas de tecnologia que precisamos, o que vocês têm”, considerou o governador.

A Citic Constructi­on em Angola, subsidiári­a do grupo chinês com sede em Pequim Citic, declara ser a maior empresa de construção civil estatal da China. Há dez anos no país, participou na edificação das centralida­des do Kilamba e Zango, em Luanda, assim como em projectos do Namibe e Lubango.

A H&S afirma ser a maior empresa privada da China e que, em Angola, actua nos sectores da construção civil e imobiliári­o, na área comercial e logística, agricultur­a e indústria.

 ??  ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO A agro-indústria é um dos sectores que atraem a Citic e H&S
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO A agro-indústria é um dos sectores que atraem a Citic e H&S

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola