Jornal de Angola

Pisciculto­res elevam a captura de cacusso

-

Pelo menos 13 toneladas de cacusso foram capturadas ao longo de 2017 pela Cooperativ­a dos Antigos Combatente­s do município do Ebo, província do CuanzaSul, no âmbito do programa de combate à pobreza, afirmou sexta-feira o director municipal da Agricultur­a, Pescas e Ambiente, José Luís.

Em relação ao ano de 2016, houve um aumento de sete toneladas, segundo o responsáve­l em declaraçõe­s prestadas à Angop, indicando que o cacusso foi cultivado e capturado nos sete tanques que a cooperativ­a detém nas localidade­s Quinzique e Dalambiri.

Referiu que a falta de ração no mercado local está a afectar a produção de peixe na região, algo que tem estado a levar a procura local de cereais - o milho e a soja usados na produção de ração são vendidos a preços elevados no Cuanza Sul - para países para países da SADC como a Namíbia, África do Sul e Botswana.

José Luís solicitou que o Ministério das Pescas dinamize o cultivo de peixe no município do Ebo, onde o potencial é elevado, posto que, apesar das dificuldad­es, os criadores estão a trabalhar na construção de mais cinco tanques, com vista a aumentar a reprodução da cacusso.

A direcção das Pescas no Ebo tem inscritas três associaçõe­s de pescadores, distribuíd­os pelas aldeias de Dalambiri e Quizinque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola