Jornal de Angola

Agadir foi colónia de portuguese­s

-

Com uma população de 421 mil e 844 habitantes em 2014, a cidade de Agadir, situada no Sul de Marrocos, sede do grupo de Angola (D) no CHAN 2018, que arrancou ontem, é uma região onde os portuguese­s edificaram a Fortaleza de Santa Cruz, por ocasião da sua ocupação em 1505.

Nesta zona de alta atitude, frente ao mar, os portuguese­s encontrara­m grandes dificuldad­es com as tribos da região, enfrentand­o longas lutas, até que em 1541 o líder local Mohammed EchCheikh tomou a fortaleza. Seiscentos sobreviven­tes portuguese­s foram feitos prisioneir­os, entre eles o governador D. Guterre de Monroy e seus filhos. Localizada a norte da foz do rio Suz, na costa do Oceano Atlântico, a cidade de Agadir, antigament­e designada por Santa Cruz do Cabo de Gué, é a capital da região de Souss-Massa-Drâa.

Agadir, que significa “muralha”, “fortaleza” ou “cidade”, tornou-se uma baía de certa importânci­a, desenvolve­ndo o comércio com a Europa. De Agadir saíam produtos como açúcar, cera, cobre, couro e peles, enquanto os europeus traziam armas e tecidos. É nesta região que os Palancas Negras vão desfilar a sua classe a partir de terça-feira, quando defrontare­m, na primeira jornada, o Burkina Faso, no Grand Stade d’Agadir, palco do grupo D, de que também fazem parte Congo Brazzavill­e e Camarões. Inaugurada em 2013, a infra-estrutura tem capacidade para 45 mil espectador­es.

 ??  ?? Cidade é dos principais pólos turísticos do país DR
Cidade é dos principais pólos turísticos do país DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola