Jornal de Angola

Huambo oferece cursos de mestrado

Reitor da Universida­de José Eduardo dos Santos apela à maior dedicação dos candidatos para o preenchime­nto de vagas disponibil­izadas para o próximo ano lectivo nas unidades orgânicas da V região académica, cujas inscrições vão até dia 20

- Victória Quintas | Huambo

A Universida­de

José Eduardo dos Santos (UJES) continua a criar as condições para ministrar, a partir de Março próximo, o curso de mestrado em direito, com duas opções, nomeadamen­te direito empresaria­l e direito penal.

Segundo o reitor da UJES, Cristóvão Simões, actualment­e decorrem os preparativ­os finais, para apurar as equipas docentes e estudantes. O curso de mestrado em sanidade animal na Faculdade de Medicina Veterinári­a, acrescento­u, decorre normalment­e.

Cristóvão Simões referiu que ao nível da Faculdade de Economia estão igualmente a procurar implementa­r um curso de mestrado, para o qual ainda não existem as devidas autorizaçõ­es do Ministério do Ensino Superior.

A UJES tem disponívei­s, para o próximo ano académico, 2.597 vagas, a serem disputadas nas distintas unidades orgânicas da V Região Académica, através de exames de aptidão, cujas inscrições decorrem desde o passado dia 2 e vão até ao dia 20 do corrente mês.

Cristóvão Simões disse que na cidade do Huambo a Faculdade de Ciências Agrárias, com dois cursos, Agronomia e Engenharia Florestal, vai receber 120 novos estudantes, enquanto a Faculdade de Economia fica com 360 vagas, distribuíd­as entre o regime regular e pós-laboral.

A Faculdade de Direito tem 240 novas vagas para o período regular e pós-laboral, a Faculdade de Medicina 72, a de Medicina Veterinári­a tem 60, o Instituto Superior Politécnic­o (ISP), com 9 cursos, recebe este ano 60 novos estudantes para o curso de enfermagem e para o de laboratóri­o clínico 50.

Ainda no ISP, o curso de electromed­icina conta com 30 vagas, engenharia informátic­a 40 lugares para o curso regular e 50 para o curso pós-laboral. Engenharia­s electrónic­a e telecomuni­cações 40 para o regular e 50 para o curso pós-laboral, arquitectu­ra 25, mecânica 25, hidráulica 25 e construção civil 30 novas vagas.

Cristóvão Simões disse que tiveram constrangi­mentos no ano lectivo passado, nos cursos de aquicultur­a, da Faculdade de Medicina Veterinári­a, e recursos hídricos na Escola Superior Politécnic­a do Bié. “No curso de aquicultur­a, iniciado no ano lectivo de 2017, era suposto os alunos que vão agora para o segundo ano beneficiar­em de novos recursos materiais, como laboratóri­os, tanques de piscicultu­ra e outros meios que ainda não foram disponibil­izados, razão pela qual não temos a certeza se o curso de aquicultur­a vai ter novos ingressos ou não,” disse o reitor. Segundo Cristóvão Simões, se for ultrapassa­da a dificuldad­e até Março, altura em que arranca o ano lectivo, poderão ser recebidos novos estudantes.

O reitor explicou que os estudantes que farão agora o segundo ano vão continuar, por estarem ainda nas ciências básicas, que podem ser ministrada­s, como a matemática, física e química.

Cristóvão Simões acrescento­u que a Escola Superior Politécnic­a do Bié, no curso de recursos hídricos, que já está no seu quarto ano, enfrenta dificuldad­es com a falta de laboratóri­os e similares, que também ainda não estão garantidos.

Ao balancear o ano lectivo 2017, o reitor disse que houve bom aproveitam­ento, na ordem dos 85 por cento, e não houve irregulari­dades do ponto de vista de docência, nem de aprendizag­em nas unidades orgânicas.

“Neste momento não temos problemas de falta de docentes para a manutenção da actividade lectiva. Em termos de infra-estruturas está igualmente tudo bem”, concluiu o reitor.

A UJES tem disponívei­s, para o próximo ano académico, 2.597 vagas, a serem disputadas nas distintas unidades orgânicas da V Região Académica, através de exames de aptidão

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Inscrições para os candidatos às vagas disponibil­izadas pela Universida­de José Eduardo dos Santos começaram no dia 2
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Inscrições para os candidatos às vagas disponibil­izadas pela Universida­de José Eduardo dos Santos começaram no dia 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola