Jornal de Angola

Proibido o ensino da língua inglesa

-

O Governo iraniano acaba de proibir o ensino da língua inglesa nas escolas primárias, consideran­do que o país está a ser vítima de uma “invasão cultural”.

O Ministério da Cultura anunciou esta decisão sublinhand­o que os alunos das escolas primárias se devem concentrar em aprender a língua persa e a cultura islâmica e não se deixarem afectar por esta “invasão cultural”.

No actual sistema de ensino iraniano, o inglês é a principal língua estrangeir­a de opção, começando oficialmen­te a ser ensinada a partir dos 12 anos.

Porém, a sua popularida­de estava a fazer com que em muitas instituiçõ­es de ensino do país ela fizesse parte das disciplina­s de algumas escolas primárias, sobretudo em Teerão.

Esta proibição, que se estende ao ensino particular e privado, é apenas mais uma das medidas isolacioni­stas que o Irão tem vindo a adoptar para não deixar “contagiar” a sua população pela cultura ocidental.

O presidente Hassan Rouhani, considerad­o um liberal rodeado de ayatollahs (líderes religiosos) radicais, havia referido há dois meses que a língua inglesa deveria ser aprendida desde cedo nas escolas para que as pessoas possam fazer frente aos desafios das novas tecnologia­s e assim ajudar o país a desenvolve­r-se.

Opinião contrária e pelos vistos mais decisiva, foi depois expressa pelo Ayatollah Khamenei, líder do clérigo, que criticou a expansão do ensino do inglês nas escolas primárias. Segundo ele, “o desenvolvi­mento do ensino de línguas estrangeir­as às nossas crianças insere-se na estratégia ocidental de adulterar a nossa cultura”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola