Jornal de Angola

Guterres projecta Pacto Global sobre migração

-

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, anunciou que pretende promover, ainda este ano, um Pacto Global para que “a imigração seja verdadeira­mente benéfica para todos”.

Os governos dos Estadosmem­bros da ONU deverão negociar em 2018 esse Pacto Global para a Imigração, que “será o primeiro acordo internacio­nal deste género”, escreveu Guterres num artigo de opinião publicado sábado pelo jornal semanal português “Expresso” e citado pela agência EFE.

Para o responsáve­l das Nações Unidas, este acordo pretende ser “uma oportunida­de sem precedente­s”, que não imporá nem obrigações nem vínculos aos membros da ONU.

“Queremos que a questão das migrações seja fonte de prosperida­de e de solidaried­ade ou um factor de desumaniza­ção e de fricção social?”, questionou o diplomata português.

O futuro pacto terá três eixos de actuação, segundo revelou António Guterres no seu artigo de opinião.

Em primeiro lugar, será “necessário reconhecer e reforçar os benefícios da imigração”, já que, segundo Guterres, “os imigrantes fazem contribuiç­ões significat­ivas tanto para os países de acolhiment­o como para os países de origem”.

Segundo o Secretário­Geral, são eles os que desenvolve­m empregos que a população local não exerce e impulsiona­m a actividade económica local, mas, além disso, enviam remessas de dinheiro aos seus países, “que durante o ano passado totalizara­m 600 mil milhões de dólares”.

O segundo pilar do Pacto Global será o de fortalecer a forma como os Estados protegem os imigrantes.

Para o Secretário-Geral da ONU, os países que põem obstáculos ou restrições severas aos imigrantes se infligem prejuízos económicos desnecessá­rios e “incentivam involuntar­iamente a imigração ilegal”.

 ??  ??
 ??  ?? RAUL ARBOLEDA | AFP Guterres defende reconhecim­ento dos benefícios da imigração
RAUL ARBOLEDA | AFP Guterres defende reconhecim­ento dos benefícios da imigração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola