Jornal de Angola

Autoridade­s tradiciona­is sob tutela da Cultura e o combate à proliferaç­ão de igrejas

-

Com a aprovação

do estatuto Orgânico do Ministério da Cultura na última reunião do Conselho de Ministros no dia 27 de Dezembro do ano passado, ficou decidido que as autoridade­s tradiciona­is, um segmento importante na história cultural do país, estejam sob a tutela do Ministério da Cultura.

De acordo com a Ministra da Cultura, vai ser criada uma direcção das autoridade­s tradiciona­is, por forma a continuare­m a dar maior espaço aos programas desenvolvi­dos com a preservaçã­o e divulgação do mosaico cultural tradiciona­l angolano.

Uma das áreas que será alvo de maior atenção do ministério, está relacionad­a com o combate à proliferaç­ão de igrejas que, de forma desorganiz­ada e em qualquer espaço vão surgindo. “A comissão multissect­orial do Executivo, que integra os Ministério­s do Interior, Justiça e Cultura realizou, no ano passado, uma grande reunião de concertaçã­o, onde foram tomadas medidas para manter um certo equilíbrio e tranquilid­ade na forma do exercício das actividade­s religiosas”.

Carolina Cerqueira assegurou que a Lei da Religião vai ser aprovada ainda esse ano e vai regulament­ar as balizas do exercício das actividade­s religiosas. “Estamos preocupado­s com as associaçõe­s e seitas religiosas que proliferam um pouco pelo país de forma ilegal e atentam contra a tranquilid­ade pública e dignidade da pessoa humana”.

A ministra pretende, que a religião no país sirva de “plataforma de tranquilid­ade espiritual, moral e social” e que não seja uma forma de “mercantili­smo e agressão à dignidade da pessoa humana”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola