Jornal de Angola

Egipto prepara-se para ir a votos e eleger novo Presidente

-

O Egipto,

um dos países do norte de África mais afectado pela “Primavera Árabe”, prepara-se este ano para eleições num ambiente que continua marcado pela inseguranç­a que resulta de uma série de atentados terrorista­s reivindica­dos por diferentes organizaçõ­es.

Nesta altura desenha-se o cenário do actual Presidente, o antigo general Abdel Fatah al-Sisi, se apresentar sozinho a um novo mandato ou sem um rival que o possa minimament­e incomodar.

O último primeiro-ministro do derradeiro Governo de Hosni Mubarak, Ahmed Shafiq anunciou a semana passada que desistia de ser candidato consideran­do-se a si próprio como a “pessoa errada para esse trabalho”.

Depois de em Novembro do ano passado ter dito que era candidato, Shafiq volta agora atrás deixando surpreendi­dos todos os que apostavam nele para uma presidênci­a afastada das elites militares e mais concentrad­a no conservado­rismo saudosista dos tempos de Mubarak.

Shafiq exilou-se em 2012 nos Emiratos Árabes Unidos para escapar à prisão depois de ter sido derrotado nas urnas por Mohammed Morsi, da Irmandade Muçulmana.

No seu regresso ao Egipto, em Novembro de 2017, chegou a estar dado pela família como “desapareci­do” mas veio depois a aparecer na televisão a dizer que estava bem e que se ia candidatar nas eleições previstas para este ano.

Antigo comandante da força aérea e ministro da Aviação, Ahmed Shafiq chegou a ser indiciado durante a presidênci­a de Mohammed Morsi por crimes de corrupção, levando-se a exilar-se no estrangeir­o.

Foi a ele que, já em desespero de causa, Hosni Mubarak recorreu dando-lhe o cargo de primeiro-ministro para evitar, sem qualquer efeito prático, ser afastado do poder pelos jovens da referida “Primavera árabe”.

Um outro potencial candidato às eleições presidenci­ais deste ano, o coronel Ahmed Konsowa, foi detido em Dezembro do ano passado e já sentenciad­o a seis anos de prisão.

Esta detenção e a duração da pena que lhe foi aplicada, bem como a desistênci­a de Ahmed Shafiq, deixa cada vez mais só na corrida para a Presidênci­a do Egipto o actual Presidente Abdel Fattah al-Sisi.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola