Jornal de Angola

Tribunal rejeita recurso de Winni

-

Winni Madikizela-Mandela perdeu na sextafeira o seu recurso sobre a casa de Qunu do antigo Presidente Nelson Mandela, onde este nasceu e foi sepultado.

O Tribunal de Apelação de Bloemfonte­in rejeitou o seu pedido de anulação de uma decisão proferida em 2016 pelo Alto Tribunal do Cabo Oriental de não lhe atribuir a célebre casa de campo.

A viúva defendia que a casa tinha sido construída sobre um terreno que lhe pertencia, em 1989, mas a Royal House of Mandela, dirigida por um neto do antigo Presidente, Mandla, rejeitou as suas afirmações.

Winni Madikizela-Mandela esteve casada durante 38 anos com Nelson Mandela, dos quais 27 passados na prisão. Embora continuass­em casados quando Nelson Mandela se tornou Presidente da África do Sul, em Maio de 1994, o casal separou-se dois anos mais tarde e o seu divórcio foi decretado a 19 de Março de 1996.

A antiga Primeira-Dama continua a ser popular para alguns que a consideram como a “Mãe da Nação”, mas é criticada por outros depois de a Comissão Verdade e Reconcilia­ção da África do Sul estabelece­r que foi pessoalmen­te responsáve­l pelo assassinat­o, tortura, rapto e agressão de vários homens, mulheres e crianças e indirectam­ente responsáve­l por outros crimes do género.

Nelson Mandela faleceu em 2013 na sequência de uma prolongada doença.

 ??  ?? WIDUS DE WET | AFP Ex-esposa de Mandela exige a casa de Qunu
WIDUS DE WET | AFP Ex-esposa de Mandela exige a casa de Qunu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola