Jornal de Angola

Praga de larvas e seca perigam os cultivos

- Domingos Mucuta | Cacula

Uma praga de larvas conhecidas por “lagartas militares”, que atinge Cacula, Huíla, ameaça devastar as poucas culturas de cereais que ainda resistem à seca que também afecta o município, revelou na sexta-feira ao Jornal de Angola a administra­dora local.

Cármen Duarte disse que os camponeses, desprovido­s de meios alternativ­os para irrigação e de pesticidas para o combate à peste, temem pelas suas colheitas.

Sem referir-se a números, a administra­dora de Cacula fala em vários hectares de milho, massango e massambala, principais produtos da dieta alimentar das famílias, ameaçadas por larvas e seca.

Um levantamen­to provisório efectuado pela Administra­ção Municipal mostra que os flagelos atingem vastas extensões de terras cultivadas, sobretudo nas localidade­s de Chituto e Vity Vivaly, onde o problema é mais acentuado.

Em face disso, a Administra­ção prevê, nos próximos meses, escassez generaliza­da de alimentos entre as comunidade­s que dependem exclusivam­ente da produção agrícola.

“Não temos chuvas esta época e os camponeses estão impossibil­itados de cultivar”, disse Cármen Duarte, salientand­o que as poucas culturas que foram lanças à terra estão ameaçadas pela praga de larvas.

Em algumas localidade­s, prosseguiu, há relatos da morte de animais. “Temos as culturas a secar e o gado a morrer”, exemplific­ou. Para contornar a situação, a Administra­ção Municipal está a aconselhar os camponeses a diversific­arem as culturas.

 ??  ?? DOMINGOS MUCUTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | CACULA Administra­dora afirma que camponeses temem pelos cultivos
DOMINGOS MUCUTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | CACULA Administra­dora afirma que camponeses temem pelos cultivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola