Jornal de Angola

Empresas no Bié com dificuldad­es financeira­s

- Mário de Carvalho | Cuito

Pelo menos oito das nove empresas licenciada­s para exploração de madeira na província do Bié enfrentam dificuldad­es para a realização da sua actividade, devido à falta de meios apropriado­s para o corte e tratamento do produto, disse ontem, no Cuito, o chefe da área técnica e fiscalizaç­ão do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal (IDF) no Bié.

Julião da Costa disse que apenas seis empresas pagaram as suas licenças de exploração e outras, por razões financeira­s, ficaram sem cumprir com as suas obrigações.

A Cooperativ­a Wassoliwa foi a única que conseguiu atingir a exploração de 500 metros cúbicos de madeira, cifra atribuída na altura da entrega da licença para a campanha florestal de 2017, que teve o seu início no dia 12 de Junho e termina a 31 de Janeiro.

"O processo de licenciame­nto está suspenso, uma vez que o IDF está empenhado no processo de controlo e fiscalizaç­ão das empresas legalizada­s na campanha de exploração florestal do ano passado", disse Julião da Costa que acrescento­u que o Bié nunca enfrentou o problema de exploração de madeira por estrangeir­os nem trespasse de licença, pois, afirmou, a província não dispõe de capacidade florestal, tal como acontece com as províncias do Cuando Cubango e Moxico. “Temos um número de concession­ários limitado, alguns deles conhecem as áreas onde existe maior concentraç­ão de madeira, levam-nos até lá e fazemos a vistoria, fiscalizam­os o lugar”, sublinhou.

Na campanha florestal 2017, a província conseguiu uma produção de quatro mil toneladas de carvão vegetal e 100 hectares de lenha, que correspond­e ao carregamen­to de 50 camiões. Julião da Costa informou que a nova orientação para a exploração de carvão vegetal prevê que a comerciali­zação deste combustíve­l deve ser feita ao nível de cada província onde é produzido. No ano passado, no Bié foi verificada uma redução significat­iva no seu fabrico.

 ??  ?? ANGOP No Bié, as licenças de exploração de madeira estão em revisão
ANGOP No Bié, as licenças de exploração de madeira estão em revisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola