Jornal de Angola

Conta única facilita as despesas locais

-

A implementa­ção em breve do processo de criação de Contas Únicas do Tesouro (CUT), a nível das províncias, deve facilitar a realização das despesas locais, declarou em Caxito a delegada provincial das Finanças no Bengo, Arlete de Sousa.

A realização de despesas através da Conta Única do Tesouro vai ser feita através da atribuição de competênci­as à Delegação Provincial das Finanças, em concordânc­ia com o governador, para serem homologada­s despesas a nível local.

Por essa razão, a responsáve­l que abordou o assunto numa palestra sobre receita e despesa local, dirigida aos gestores e técnicos das unidades orçamentai­s e órgãos dependente­s que arrecadam as receitas na província, destacou a importânci­a da descentral­ização das finanças públicas.

Ao fazer recurso ao lema “a vida faz-se nos municípios”, Arlete de Sousa disse ser necessário haver receitas, para financiar as despesas para o desenvolvi­mento dos municípios. A este propósito, apelou às estruturas centrais do Estado no sentido de reactivare­m os bancos móveis, para darem apoio ao portal do contribuin­te, já que todos os municípios têm potencial para arrecadar receitas.

Na província do Bengo, existem agências bancárias nos municípios do Ambriz, Dande e Dembos.

A administra­dora municipal do Ambriz, Joana Pinto, considerou a palestra uma mais-valia, uma vez que as administra­ções municipais há muito vêm manifestan­do a sua preocupaçã­o acerca das dificuldad­es locais que não obtinham solução. Joana Pinto afirmou que, com essa medida, haverá uma execução mais rápida, tendo augurado a rápida implementa­ção, para que os gestores públicos possam mostrar o seu trabalho junto da população.

O administra­dor municipal do Dande, João da Silva Castelo Branco, referiu que a desconcent­ração das receitas e despesas municipais vai valorizar os municípios na arrecadaçã­o de receitas e reflectir-se, da melhor forma, nas despesas e no bem-estar da população.

 ??  ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da cidade de Caxito, a terra do “Jacaré Bangão”
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da cidade de Caxito, a terra do “Jacaré Bangão”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola