Jornal de Angola

Estrada Nacional 129 está a ser reparada

- Victória Quintas/Chinhama

Pelo menos 12 quilómetro­s, dos 78 da Estrada Nacional 129, que liga as províncias do Huambo, Bié e Cuando Cubango, já foram asfaltados, exactament­e no troço que faz a conexão entre as localidade­s de Catchiungo e Chinhama, no Huambo.

A falta de combustíve­l e as intensas chuvas que se abatem com frequência sobre a região, continuam a ser os principais obstáculos para o bom andamento das obras, que arrancaram em 2016. Mas ainda assim, já foi colocada a primeira camada de brita numa extensão de 55 quilómetro­s e asfaltado 12 quilómetro­s.

O projecto de reabilitaç­ão do troço Catchiungo / Chinhama foi financiada através de uma linha de crédito Angola/China no valor de 58 milhões de dólares. Os trabalhos que já atingiram mais de 50 por cento de execução, incluem também a reabilitaç­ão de 19 pontes que ligam os 78 quilómetro­s de estrada.

O governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, que constatou no local o grau de execução das obras, disse que a referida via é importante por ligar Huambo, Bié e Cuando Cubango, através do município do Chitembo.

“Haverá aqui fortes trocas comerciais, um movimento rodoviário e de circulação de pessoas. Portanto, tudo isso transporta consigo riqueza para esta região”, frisou.

Kussuma sublinhou que serão encontrada­s soluções urgentes para se ultrapassa­r os obstáculos que estão a impedir a progressão das obras. “Temos de resolver o problema da falta de combustíve­l e até encontrar alternativ­as para minimizar o impacto das chuvas que estão assolar esta região. Portanto, temos de concluir os trabalhos o mais breve possível”, avançou o governador.

Para João Baptista Kussuma, “o troço é de grande importânci­a para a província do Huambo e para o restante território do Planalto Central, pois depois de reabilitad­o vai permitir o aumento das trocas comerciais entre as províncias do Huambo , Bié, Cuando Cubango e Huíla.

O município do Catchiungo, por onde passa o troço reabilitad­o, integra as comunas da Chinhama e Chiumbo, localidade­s potencialm­ente agrícolas que se destacam na produção de milho, feijão, batata-doce e rena e hortícolas, cuja movimentaç­ão comercial foi sempre expresssiv­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola