Jornal de Angola

Ministro destaca avanços nas FAA

-

Um rigoroso plano de reequipame­nto dos três ramos das FAA decorre desde 2000, disse o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República. Na Força Aérea está a ser modernizad­a a frota de helicópter­os, mísseis, radares e caças.

O ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, reconheceu que foram feitos “investimen­tos de vulto” no ramo da Força Aérea Nacional (FAN), no âmbito do processo de reedificaç­ão em curso nas Forças Armadas Angolanas (FAA).

Pedro Sebastião, que falava no acto central do quadragési­mo segundo (42º) aniversári­o da FAN, no Regimento da Catumbela, lembrou que o Executivo implementa, desde o ano de 2000, um rigoroso plano de reequipame­nto dos três ramos das FAA, com destaque para a Força Aérea, com a modernizaç­ão da frota de helicópter­os, mísseis, radares, caças, entre outros meios para o reforço da sua capacidade.

Ao longo dos anos, disse, a Força Aérea Nacional inscreveu o seu nome com “letras de ouro” na história do país, com um cresciment­o à dimensão dos desafios do país, mesmo com incipiente­s e insignific­antes meios à sua disposição, e ultrapasso­u vários obstáculos, sobretudo impostos pela então África do Sul racista.“O mundo reconhece em nós capacidade, pois com ajuda de Cuba, no Cuito Cuanavale, fomos capazes de travar a supremacia aérea do então regime do apartheid e virar toda a história da região, trazendo consigo a independên­cia da Namíbia e a instauraçã­o de um regime democrátic­o na África do Sul”, declarou.

O ministro de Estado afirmou que o Executivo confere grande importânci­a à paz e à estabilida­de social e empreende esforços nesse sentido entre povos irmãos, através de acordos estabeleci­dos com países da região, entre os quais resultou a presença de um contingent­e militar angolano na Força de Manutenção de Paz, no Lesotho. “A paz constitui a sustentabi­lidade de todos os actos de governação, por isso deve ser preservada”, reforçou.

O acto foi assistido pelo ministro da Defesa, Salviano de Jesus Sequeira, entre outras individual­idades.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro de Estado reafirma compromiss­o com a paz
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro de Estado reafirma compromiss­o com a paz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola