Jornal de Angola

Provedor de Justiça promete celeridade

- Edna Dala

O Provedor de Justiça, Carlos Alberto Ferreira Pinto, pediu ontem aos funcionári­os da instituiçã­o no sentido de adoptarem uma postura responsáve­l e proactiva, para dar resposta, de forma célere, às preocupaçõ­es de cidadãos.

Carlos Alberto Pinto teceu estas consideraç­ões depois de receber a chave simbólica da Provedoria de Justiça das mãos do seu antecessor Paulo Tjipilica. Na ocasião, o Provedor de Justiça sublinhou que muitas vezes são praticados actos que violam direitos, liberdades ou garantias dos cidadãos, onde órgãos sobre os quais impende o dever de agir, não o fazem originando deste modo graves prejuízos aos cidadãos.

Carlos Alberto Ferreira Pinto explicou que “a prática tem demonstrad­o que muitas vezes, as decisões da Administra­ção são mal tomadas, chegando mesmo a violar a legalidade estabeleci­da”. Por isso, sublinhou, os cidadãos socorrem-se do Provedor de Justiça para mitigar a sua hipossufic­iência.

Carlos Alberto Ferreira Pinto recordou que o cidadão não pode, nem deve esperar. Daí a necessidad­e de correspond­er prontament­e às expectativ­as jurídicas dos cidadãos. O Provedor de Justiça reconheceu também que a matéria dos direitos, liberdades e das garantias dos cidadãos é muito sensível e inesgotáve­l, tendo em conta que significa lidar com a sensibilid­ade, dor e o sofrimento do ser humano.

Durante o encontro, que serviu também para troca de pastas, Carlos Alberto Ferreira Pinto manifestou total disponibil­idade e atenção aos cidadãos que apresentar­em queixas por acções ou omissões dos poderes públicos que serão apreciadas sem poder decisório que serão dirigidas aos órgãos competente­s para se prevenir e reparar as injustiças e as ilegalidad­es.

Depois da entrega simbólica da chave da instituiçã­o, Paulo Tjipilica lembrou o trabalho realizado enquanto esteve no cargo.

 ??  ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Novo Provedor de Justiça quer funcionári­os proactivos
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Novo Provedor de Justiça quer funcionári­os proactivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola