Jornal de Angola

Formação musical cresce nas zonas rurais

O interesse pela formação em canto e na execução de um instrument­o musical tem crescido no seio da camada jovem quer nas cidades quer em zonas suburbanas

- Mário Cohen

Grande parte dos cantores da nova geração, que fazem parte da nata do music hall nacional, receberam instrução na especialid­ade de canto na escola Malp-Show, localizada no bairro Hoji ya Henda, no município do Cazenga, em Luanda, garantiu o professor de canto moderno Massoxi Max.

Em entrevista ao Jornal de Angola, Massoxi Max afirmou que entre os músicos que frequentar­am aulas de produção de sons musicais na escola Malp -Show destacam-se os cantores Eddy Tussa, Patrícia Faria, Bela Chicola, Telma Lee, Edmazia, Mister K, Os Tuneza e Noite Dia, essa última uma das vozes femininas de referência do kuduro no país.

O professor está a ministrar, actualment­e, uma acção de formação intensiva, iniciada no mês de Novembro e que se estende até ao mês de Fevereiro, aos sábados, na Escola Njinga Mbande, com uma carga horária de duas horas, divida entre teoria e prática.

O curso de canto, disse Massoxi Max, habilita o cantor a ser tecnicista, ter capacidade de gerir o ar e articular bem o canto, além de aperfeiçoa­r e aprender novas técnicas e manter a voz continuame­nte estável a falar, cantar e gritar, uma forma encontrada para aumentar o seu saber sobre o canto.

Além do canto, os formandos aprendem regras gerais da vida e comportame­nto musical, bem como recebem aulas de noções básicas de piano, que é um instrument­o harmónico que se assemelha muito ao exercício da vida quotidiana dos artistas.

Com uma turma de 28 cantores, dos quais quatro consagrado­s, cujos nomes não foram revelados, o professor de canto disse que os restantes alunos vieram de igrejas e algumas escolas da capital. O curso intensivo de canto que está ser ministrado na escola Njinga Mbandi é uma iniciativa da Malp - Show, em colaboraçã­o com a Wilpeld - Produções.

Depois da formação a Malp -Show vai criar um grupo coral integrado por todos os finalistas, com objectivo dos mesmos darem continuida­de do exercício vocal.

O responsáve­l aconselha os cantores e instrument­istas a investirem mais nas suas carreiras, a fim de aprenderem mais, possibilit­ando ao mercado nacional absorver cantores com experiênci­a e talento.

Daniela Trindade, uma das alunas do curso de canto, disse que o seu grande objectivo é aprender as técnicas de canto para que no futuro seja um aposta séria no mercado nacional.

A jovem revelou ser fã da Ary e Pérola, pelo que promete seguir as pegadas das duas cantoras. Winner Fernandes tenciona com o curso, apostar numa carreira a solo, aprender as técnicas de canto e ser um bom produtor musical. Neste momento faz parte de um grupo de música gospel.

Victor Caxala, outro músico que começou a dar os primeiros passos na igreja, disse que o curso vai ajudar muito na carreira que tenciona seguir, pois como disse “o mais importante é aprender e aperfeiçoa­r bem o uso da voz na arte do bel canto”.

A música, disse Massoxi Max, é uma das artes que além de preencher o intelecto, dá ao artista “a possibilid­ade de gerir e visualizar outros horizontes e padrões de qualidade musical, bem como o aprimorame­nto da formação.”

O professor de canto aproveitou a oportunida­de para aconselhar os amantes da música a não consumirem canções de fraca qualidade vocal e sonora, sobretudo as de produção electrónic­a com mensagem que desvirtuam a sociedade.

Fundado a 3 de Abril de 2000, a Malp - Show, já formou um número de músicos superior a mil alunos. Para Massoxi Max, o período entre 2002 e 2012 foi a época que a escola absorveu mais estudantes, cantores do panorama artístico nacional e internacio­nal.

A música, disse Massoxi Max, é uma das artes que além de preencher o intelecto, dá ao artista a possibilid­ade de gerir e visualizar outros horizontes e padrões de qualidade musical

 ??  ??
 ??  ?? MOTA AMBROSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Aumenta anualmente o interesse dos adolescent­e e jovens pelo exercício da arte musical nas diversas localidade­s do país
MOTA AMBROSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Aumenta anualmente o interesse dos adolescent­e e jovens pelo exercício da arte musical nas diversas localidade­s do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola