Jornal de Angola

Ministro dos Transporte­s avalia as obras do canal

-

O ministro dos Transporte­s, Augusto Tomás, está, desde ontem, no município do Rivungo, província do Cuando Cubango, para constatar os níveis de execução das obras de construção do canal fluvial transfront­eiriço RivungoSha­ngombo.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério dos Transporte­s, o canal fluvial, localizado entre a sede do município do Rivungo e a localidade zambiana de Shangombo, vai permitir a melhoria das condições de vida das populações ribeirinha­s, através das trocas co merciais entre os dois povos, com uma embarcação com capacidade para 25 passageiro­s e outra para dez toneladas, bem como a integração com as redes de plataforma­s logísticas de Angola, o desenvolvi­mento económico, social e do turismo entre Angola e Zâmbia. O documento indica que o projecto, com um nível de execução na ordem de 98 por cento, da parte angolana, possui um canal de navegação com dez quilómetro­s de extensão, 34 metros de largura e três metros de profundida­de.

O canal fluvial comporta ainda infra-estruturas terrestres, tais como parque para viaturas ligeiras e pesadas, residência­s para o pessoal de apoio, infra-estruturas fluviais, meios de sinalizaçã­o fluvial, serviços de busca e salvamento, entre outros equipament­os.

O projecto de construção do canal de navegação fluvial Rivungo-Shangombo resulta de um Memorando de Entendimen­to e de um acordo bilateral de transporte fluvial transfront­eiriço, assinado entre as repúblicas de Angola e da Zâmbia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola