Jornal de Angola

Martin Schulz apoia Governo orientado por Angela Merkel

-

O Partido Social-Democrata (SPD) alemão decidiu ontem, em congresso, avançar para uma nova coligação com a União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel, para dar possibilid­ade a criação do novo governo.

O líder social-democrata Martin Schulz confirmou ontem o apoio para o préacordo alcançado com a chanceler alemã, Angela Merkel, argumentan­do que somente com este compromiss­o o próximo Governo poderá trabalhar "por uma vida melhor na Alemanha e na Europa".

Reunidos em Bona, num congresso extraordin­ário, Schulz lançou um dramático apelo aos mais de 600 delegados do Partido SocialDemo­crata (SPD) para que dêem luz verde ao início das conversaçõ­es formais para outra coligação, já que, disse, disso depende o "futuro" da Alemanha.

"É muito o que conseguimo­s", assegurou, em alusão tanto à grande coligação que governou a Alemanha na anterior legislatur­a, como o conteúdo do pré-acordo com os democratas-cristãos, do qual destacou as propostas incluídas pelo seu partido em matéria de saúde e trabalho.

Schulz compromete­u-se a continuar a trabalhar para "melhorar" o acordado, com o objectivo de alcançar uma saúde pública mais igualitári­a e levantar as restrições ao reagrupame­nto familiar impostas pelo bloqueio conservado­r e avançou a sua intenção de "rever" o que for alcançado a meio da legislatur­a, se governar com Merkel.

O líder também expressou a sua "compreensã­o" para com aqueles que o repreendem por terem mudado de posição, já que na campanha eleitoral e depois da derrota do SPD, em Setembro, disse que pretendia assumir o seu lugar na oposição.

"A Europa está a observar-nos", advertiu Schulz, que insistiu na necessidad­e de entrar no futuro Governo alemão para promover com a França "as reformas de que a União Europeia/UE precisa", disse no sábado, o político alemão.

 ??  ?? TOBIAS SCHWARZ | AFP Chanceler Angela Merkel pode formar governo
TOBIAS SCHWARZ | AFP Chanceler Angela Merkel pode formar governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola