Jornal de Angola

Julgamento de Lula começa amanhã

-

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) dá início, amanhã, ao julgamento em 2.ª instância de Lula da Silva, condenado em Julho, e, no caso de se confirmar a sentença, Lula fica impedido de concorrer às presidenci­ais.

O juiz federal Sérgio Moro, em 1.ª instância, deu como provado que a construtor­a brasileira OAS entregou ao antigo Presidente um apartament­o no Guarujá, em São Paulo, em troca de favorecime­nto em contratos com a Petrobras.

Devido à Lei da Ficha Lim pa, Lula da Silva pode não conseguir candidatar-se às presidenci­ais de Outubro, se a sentença que recebeu for confirmada em 2.ª instância. No entanto, o antigo Presidente pode usar falhas legais para se candidatar e continua a ser líder nas pesquisas de intenção de voto realizadas no Brasil.

O TRF-4 é apenas um dos tribunais do poder judicial brasileiro, que está dividido em justiça comum (estadual e federal) e justiça especial (eleitoral, trabalho e militar).

Na justiça estadual, em 1.ª instância (ou 1.º grau), o juiz é especializ­ado numa vara (cível, família, infância e juventude e criminal). Em segunda instância, o processo judicial passa para os Tribunais de Justiça (TJ) e é julgado por um colectivo (colegial no Brasil) de três (juízes) desembarga­dores e, em terceira instância, o processo judicial vai para o Tribunal Superior de Justiça (STJ).

Compete à justiça federal processar e julgar acções propostas contra órgãos federais, acções de cunho internacio­nal, questões indígenas e da nacionalid­ade, tráfico internacio­nal de drogas, contra-facção de moeda. A população de Zonguene, sul de Moçambique, matou duas pessoas suspeitas de homicídio e provocou tumultos na localidade, informou ontem o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM).

"As vítimas são indivíduos suspeitos de cometerem crimes, como homicídios e roubos, e da verificaçã­o rápida que fizemos soubemos que a população estava à procura de 12 supostos criminosos", disse Inácio Dina.

O porta-voz da Polícia falava ontem em Maputo durante uma conferênci­a de imprensa convocada para o esclarecim­ento dos tumultos em Zonguane, na província de Gaza. De acordo com Inácio Dina, a população vandalizou as instalaçõe­s dos Posto Administra­tivo e da Polícia, além de ter queimado duas viaturas e vandalizad­o residência­s de membros do suposto grupo criminoso.

Os tumultos, que começaram na sexta-feira e se estenderam até ao domingo, exigiram que a Polícia mobilizass­e a Força de Intervençã­o Rápida para controlar a população. "Se de facto houve a identifica­ção de um grupo de indivíduos que está a cometer crimes, é lícito que os denunciem às autoridade­s policiais", afirmou aquele responsáve­l.

 ??  ?? HEULER ANDREY | AFP Lula da Silva pode desistir da corrida às presidenci­ais
HEULER ANDREY | AFP Lula da Silva pode desistir da corrida às presidenci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola