Jornal de Angola

Empresa de energia tem novo presidente

-

A Presidênci­a sul-africana nomeou Jabu Mabuza, líder da Telkom SA desde 2012 , para presidir ao conselho de administra­ção da companhia pública de energia Eskom, em substituiç­ão de Zethembe Khoza, que se demitiu na sexta-feira.

Mabuza é visto como um dos responsáve­is pela recuperaçã­o da Telkom, sendolhe solicitado que produza resultados semelhante­s na Eskom, noticou ontem o jornal “The South African”.

Uma declaração divulgada pela Presidênci­a sul-africana no sábado à tarde revelou a nomeação, bem como uma reunião realizada na sextafeira que contou com a participaç­ão do Presidente Jacob Zuma, o vice-presidente Cyril Ramaphosa, a ministra do Sector Empresaria­l Público, Lynne Brown, e o ministro das Finanças, Malusi Gigaba.

A declaração emitida pela Presidênci­a sul-africana indica que o objectivo da reunião era abordar os desafios da empresa de energia.

Mabuza trabalha, nos próximos três meses, com o nomeado chefe executivo interino do grupo, Phakamani Hadebe, uma vez que o conselho é preenchido até Abril.

Depois de ocupar posições de topo em várias empresas do sector privado, desde o final dos anos 80, Mabuza foi nomeado presidente da Telkom em 2012 e recebeu o crédito da reestrutur­ação da companhia semi-pública.

O “The South African” escreveu que o compromiss­o de Mabuza na Eskom é visto como um passo na direcção certa, já que o sector da energia enfrenta sérios desafios.

O conselho também foi encarregad­o da remoção de algumas “batatas podres”, uma vez que recebeu a orientação de “afastar todos os gestores da Eskom confrontad­os com alegações de corrupção séria e outros actos de improbidad­e”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola