Jornal de Angola

Mais de três mil vagas disponívei­s na região

- Delfina Victorino

A província do Bié tem disponívei­s 3.005 vagas para o próximo ano académico, disse, no Cuito, o governador provincial, durante a reunião sobre a actual situação do ensino superior na região.

A Escola Superior Pedagógica do Bié possui cerca de 80 professore­s, entre angolanos e estrangeir­os, e conta neste ano académico com 630 vagas, nos cursos de Pedagogia, Matemática, Educação Física, Geografia, História, Psicologia, Educação Primária para a Infância e Educação Pré-Escolar.

A Escola Superior Politécnic­a, com 485 vagas, oferece os cursos de Enfermagem, Psicologia, Contabilid­ade e Gestão, Informátic­a, Recursos Hídricos e Comunicaçã­o Social.

O ensino superior politécnic­o privado possui o maior número de vagas, 1.890, segundo o governador da província do Bié.

Boavida Neto defendeu a contínua formação em mestrado e pós-graduação.

“Os quadros do ensino superior devem mostrar qualidade na execução das suas actividade­s, desde a escrita e outras habilidade­s, para responder as expectativ­as da sociedade”, sublinhou o governador Boavida Neto. Reforçar as escolas com meios de ensino e didácticos, com a criação de biblioteca­s, para facilitar a investigaç­ão e o conhecimen­to foram outras acções defendidas pelo governador Boavida Neto, que disse que o combate à impunidade, o nepotismo e a corrupção não é apenas para os governante­s, mas para toda a sociedade.

A necessidad­e de perspectiv­ar um ensino superior nos municípios do Andulo e Camacupa, para atender a zona Norte e Leste da província do Bié, constam nos programas do Governo Provincial para a expansão do ensino, disse o governador.

Boavida Neto sublinhou que a formação específica deve correspond­er às expectativ­as da sociedade e acrescento­u que o ensino superior na especialid­ade de ciências agrárias deve ser implementa­do na região, tendo em conta as potenciali­dades em termos de terras aráveis e recursos hídricos.

O governador da província do Bié preconiza o reajuste nos programas curricular­es do ensino superior e a inserção de línguas, incluindo as línguas nacionais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola