Jornal de Angola

Intensific­adas acções de combate à malária

- Maximiano Filipe

A Direcção Provincial da Saúde Pública está a reforçar a sua estratégia no combate à malária nos municípios do interior da província de Benguela, anunciou, no sábado, o director provincial do sector.

António Manuel Cabinda, que falava durante um en contro de esclarecim­ento público, realizado na sala de conferênci­as do Hospital Geral de Benguela, disse que o programa de reforço da estratégia de combate à malária devese ao facto de esta epidemia estar a produzir nos últimos meses várias vítimas mortais.

“Multiplica­m-se também os internamen­tos de pacientes com malária nas enfermaria­s dos hospitais municipais, assim como nas unidades sanitárias das comunas, afectando maioritari­amente crianças e mulheres grávidas”, disse António Manuel Cabinda.

O director provincial da Saúde afirmou que, durante o ano passado, a média de a tendimento de pacientes com malária foi de 700 por semana. “Nos municípios de Ba lombo, Cubal, Bocoio, Ganda, Caimbambo e Catumbela são diagnostic­as em média diária 25 casos.”

Segundo António Manuel Cabinda, de acordo com a estratégia multi-sectorial de combate ao surto da malária, várias quantidade­s de mosquiteir­os impregnado­s já estão a chegar em Benguela, para serem distribuíd­os à população, tendo o sector já adquirido dez máquinas para a fumigação em áreas urbanas e igual número de motomochil­as e outros equipament­os que vão permitir desenvolve­r o trabalho em todas as localidade­s da província.

O director provincial da Saúde informou que a campanha de fumigação “vai atingir áreas de difícil acesso em comunas, povoações e aldeias, localidade­s onde a população vive rodeada de pequenas lavras, capim alto e águas estagnadas em quintais e arredores”.

 ??  ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Além da distribuiç­ão de mosquiteir­os foram adquiridos vários meios para a fumigação
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Além da distribuiç­ão de mosquiteir­os foram adquiridos vários meios para a fumigação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola