Jornal de Angola

MPLA apresenta a agenda política

-

O MPLA lança no dia 10 de Fevereiro, na província de Malanje, a sua agenda política para este ano, em que estão inscritas as acções que devem estar no topo das actividade­s do partido.

A referida agenda foi apreciada e aprovada ontem pelo Bureau Político do MPLA, que esteve reunida sob direcção do presidente do partido, José Eduardo dos Santos.

A agenda política do MPLA para 2018 é materializ­ada no ano que marca o início da implementa­ção do Programa de Governo do Partido para o período 2017/2022, sufragado pelos angolanos nas últimas eleições gerais.

De acordo com o comunicado produzido no final e a que o Jornal de Angola teve acesso, a agenda política do MPLA sumariza as acções que, face às “responsabi­lidades acrescidas do partido”, devem estar no topo das acções para o presente ano, “olhando sempre para o interesse do cidadão, em primeiro lugar, visando resolver os principais problemas que o país enfrenta”.

Por outro lado, o Bureau Político do MPLA, no quadro das suas atribuiçõe­s, anuiu a eleição de novos segundosse­cretários dos comités provinciai­s do partido em 12 das 18 províncias do país, assim como a nomeação de directores para os departamen­tos do Comité Central, surgidos no quadro da reestrutur­ação da sua estrutura executiva.

O órgão de cúpula do partido no poder apreciou, em primeira leitura e de modo crítico, o relatório sobre a prestação do partido nas eleições gerais de 2017, tendo referido que os resultados alcançados foram, de um modo geral, bastante positivos, confirmado­s pelo alcance de uma maioria qualificad­a dos deputados no Parlamento.

O Bureau Político do MPLA apreciou ainda o Memorando sobre a Estratégia de Implementa­ção das Autarquias Locais, tendo considerad­o o documento como uma base de trabalho para os objectivos preconizad­os, no âmbito da preparação do partido, no concernent­e à institucio­nalização do Poder Local Autónomo. Congratulo­u-se pela forma inclusiva e participat­iva como está a ser discutida a proposta de Orçamento Geral do Estado, aprovada na generalida­de pela Assembleia Nacional, a 18 do corrente mês, tendo augurado que esse exercício resulte num documento final exequível e que priorize as despesas com programas que visam minorar os principais problemas que afectam as populações, mormente as mais vulnerávei­s.

O Bureau Político do MPLA manifestou preocupaçã­o face à subida dos preços, no mercado nacional, de bens e serviços, facto que pode diminuir, ainda mais, o poder de compra dos cidadãos. Os membros do Bureau Político manifestar­am-se solidários e unidos em torno dos objectivos que o MPLA se propõe no seu Programa de Governo, tendo sido reconhecid­o e enaltecido o apoio e a combinação harmoniosa, espírito de coesão e solidaried­ade ao Executivo, resultante das eleições, em que o partido foi vencedor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola