Jornal de Angola

Federação Russa tem mais bolsas de estudo

-

A Rússia vai conceder mais bolsas de estudo para os cidadãos angolanos que pretendem fazer a sua formação naquele Estado europeu, no quadro da cooperação bilateral. A informação foi avançada nesta quinta-feira, em Luanda, pelo embaixador da Federação Russa acreditado em Angola, Vladimir Tararov, à saída de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

“Vamos dar mais bolsas de estudo e vamos concertar com a parte angolana, que deverá selecciona­r os estudantes que devem ser enviados para a Rússia”, disse o diplomata, informando que o seu país concedeu, no ano transacto, 137 bolsas de estudo para Angola.

Vladimir Tararov revelou ainda que 1.800 angolanos estudam actualment­e na Federação Russa, sublinhand­o que deverão criar, nos próximos tempos, em Angola, uma escola de língua russa, para que os angolanos possam dominar o idioma e evitarem a faculdade preparatór­ia naquele país.

Tararov, que abordou com o líder do Parlamento angolano o reforço da cooperação parlamenta­r entre os dois Estados e outras áreas de interesse comum, confirmou também a construção de uma refinaria na província do Namibe, projecto a cargo de duas empresas privadas russas em parceria com outros investidor­es.

Para a construção dessa infra-estrutura, que deve contar com o apoio do Governo russo, serão necessário­s 12 mil milhões de dólares. “Da nossa parte, faremos tudo para que o projecto seja cumprido”, garantiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola