Jornal de Angola

Diversidad­e de lojas é das maiores de Angola

- João Luhaco | Lubango

O numero de estabeleci­mentos licenciado­s para operar é de 2.571 na província da Huíla, onde a emissão de alvarás abrandou devido a que a imensa maioria dos que requerem habilitaçã­o para operar no sector do comércio, não possui instalaçõe­s apropriada­s.

O director provincial do Comércio, Fernando Calola, apontou em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, que 24 dos estabeleci­mentos autorizado­s a operar são de grande dimensão, 858 de média e 1.689 pequenas superfície­s. Fernando Calola declarou que a actividade de licenciame­nto arrefeceu, apesar do cresciment­o do número de populares interessad­os em entrar na exploração de estabeleci­mentos sem reunir as condições necessária­s. “O problema é que muitos aparecem com interesse de praticar a actividade de comércio, mas não têm espaço e, dessa maneira, não podemos emitir alvarás, porque todo comerciant­e vai pagar a licença de acordo com a superfície que possui”, lamentou.

A maior parte dos aspirantes são os jovens que aparecem com muitas ideais empreended­oras, não sendo bem-sucedidos nessa intenção porque os serviços do Comércio só podem emitir alvarás em que conste o endereço do comerciant­e, dados como o nome da rua, bairro e outras informaçõe­s relevantes . “Estes são os motivos pelos quais muitas pessoas que aparecem com ideias empreended­oras não conseguem alvará, pois, sem espaço, nós não podemos atendê-las”, justificou.

O director do Comércio na Huíla assegurou que o processo de tratamento do alvará agora é rápido devido ao sistema informátic­o que facilita a inserção dos dados via internet. “Este procedimen­to é muito célere”, explicou.

Considerou “forte” a dinâmica do sector do Comércio na província, citando estatístic­as oficiais que colocam a Huíla entre as três províncias com a mais elevada densidade de estabeleci­mentos comerciais em Angola, numa lista em que primeiro vem Luanda e a seguir Benguela . “Pensamos que, nesta senda, andamos num bom caminho, porque estamos numa província extensa e, por isso, acreditamo­s que ainda vamos ter mais trabalho por realizar”, disse o director provincial do Comércio da Huíla.

 ??  ?? ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Estabeleci­mentos comerciais estão bem implantado­s na Huíla
ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Estabeleci­mentos comerciais estão bem implantado­s na Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola