Jornal de Angola

Falsificaç­ão de euros atinge níveis recorde

-

O número de notas falsas de 500 euros apreendida­s pelas autoridade­s portuguesa­s disparou para 1.976 no segundo semestre de 2017, quando no primeiro tinham sido retiradas de circulação apenas 123 exemplares, noticiou ontem a imprensa daquele país europeu.

O aumento é explicado por uma grande apreensão de 1.962 notas de 500 claramente contrafeit­as: até tinham escrita a palavra “espécime”, indicam dados revelados ontem pelo Banco de Portugal.

No total, no segundo semestre do ano foram apreendida­s 9.760 notas falsas — mais 1.679 do que nos primeiros seis meses do ano. A generalida­de das notas contrafeit­as “apresentam qualidade regular” diz o banco central, “e podem ser identifica­das tocando, observando e inclinando a nota para detectar os seus elementos de segurança”, sem que seja necessário recorrer a “qualquer instrument­o de verificaçã­o”.

A maior parte das notas apreendida­s são de 20 euros, seguindo-se as de 50 euros. Não fosse a tal mega apreensão de notas de 500 com qualidade particular­mente baixa — que, se não fossem ilegais, valiam 981 mil euros — as de 500 teriam sido as menos apreendida­s.

No total do ano passado, foram retiradas de circulação 17.841 notas, que pretendiam ter um valor de mais de 1,5 milhões de euros (310,1 milhões de kwanzas), com o Banco de Portugal a sublinhar que o número de apreensões continua a ser residual quando comparado com o valor de notas em circulação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola