Jornal de Angola

Alfabetiza­dores no Cunene com mais conhecimen­tos

- Eulatério Silipuleni

Formadores, supervisor­es municipais e facilitado­res do Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar (PAAE), num total de 53, frequentar­am, de quarta-feira até ontem, em Ondjiva, um seminário de capacitaçã­o em matéria ligada à dinâmica metodológi­ca das classes de aceleração, no âmbito da reforma educativa.

Durante a acção formativa, promovida pela Direcção Provincial da Educação, Ciências e Tecnologia, os participan­tes aperfeiçoa­ram conhecimen­tos relacionad­os à alfabetiza­ção e metodologi­as que facilitam o cumpriment­o da função dos educadores, dinâmica metodológi­ca das classes de aceleração e a utilização dos manuais para alfabetiza­rem.

O papel do professor e do aluno nas classes de aceleração, o registo matemático a partir de situações concretas do quotidiano, o papel do supervisor e a importânci­a da orientação pedagógica foram também temas abordados durante a formação.

O chefe de departamen­to da Educação, Ambrósio Hisiduaval­i, lembrou que a política do regime colonial é a principal causa do elevado número de analfabeto­s em Angola. Ambrósio Hisiduaval­i disse que o seminário visa fazer com que os alfabetiza­dores e supervisor­es municipais estejam melhor preparados para exercer a profissão com eficácia.

O seminário foi orientado por professore­s locais e analisou igualmente questõesli­gadas ao programa de alfabetiza­ção e aceleração escolar, técnicas de avaliação, alfabetiza­ção na nova era, a dinâmica das vogais e a merenda escolar.

“A acção formativa é uma base destinada a assegurar competênci­as sobre as aprendizag­ens modulares do programa de alfabetiza­ção e aceleração escolar”, realçou Ambrósio Hisiduaval­i, que pediu aos alfabetiza­dores a materializ­ação dos conhecimen­tos adquiridos.

 ??  ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Aumenta o número de adultos interessad­os a aprender a ler
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Aumenta o número de adultos interessad­os a aprender a ler

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola