Jornal de Angola

Ensino da língua condiciona­do à falta de meios

- Marcelo Manuel

A falta de material de apoio, tal como livros, cartazes ilustrativ­os, fichas técnicas e programas curricular­es, tidos como meios essenciais de ensino, condiciona­m o trabalho dos professore­s que leccionam a língua Quimbundo, no Cuanza-Norte, revelou ontem, em Ndalatando, um grupo de professore­s, durante o encerramen­to de um curso de três dias sobre “Inovação no ensino da leitura do Quimbundo”, que contou com a participaç­ão de mais de 100 professore­s.

Madalena da Gama, que lecciona a disciplina há cinco anos, disse que gosta do trabalho que faz, mas a falta de manuais, tanto para si, como para os alunos, além das cartilhas informátic­as, têm sido os principais constrangi­mentos para a melhor execução do seu trabalho.

Frisou que durante os três dias de formação aprendeu novos métodos de ensino que garantem melhores contribuiç­ões para o desenvolvi­mento da disciplina, mas argumenta que os conhecimen­tos obtidos só podem ser transmitid­os aos alunos caso haja meios de ensino adequados, sob pena das explicaçõe­s confundire­m os alunos e resultarem em insucesso escolar.

O professor Nelson José, da escola nº 50, do bairro Vieta, avançou que o novo método instituído pelo Ministério da Educação para o ensino das línguas é bom, mas alertou que a sua implementa­ção só será eficaz caso sejam criadas as condições para aquisição dos cartões de palavras, que permitem a formulação das frases, tidos como uma das ferramenta­s fundamenta­is para o ensino do Quimbundo.

A coordenado­ra do ensino das línguas nacionais, do Gabinete Provincial da Educação, Tamara de Oliveira, frisou que têm encontrado várias dificuldad­es no acesso aos principais materiais para o ensino da língua Quimbundo, incluindo a falta de programas de ensino. “A situação podia ser minimizada caso houvesse condições financeira­s para a reprodução do material em gráficas que existem em Ndalatando”, disse.

 ??  ?? MARCELO MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Professore­s dos municípios participar­am na formação
MARCELO MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Professore­s dos municípios participar­am na formação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola