Jornal de Angola

Estudantes reclamam dos valores das taxas

- João Constantin­o

Estudantes da Escola Superior Politécnic­a do Bié estão descontent­es com os altos valores cobrados pela direcção daquela instituiçã­o do ensino superior. No acto de matrículas, os estudantes do período laboral são obrigados a pagar 11 mil kwanzas e os do pós-laboral 26 mil kwanzas.

A reportagem do Jornal de Angola, que confirmou a informação dos estudantes, através dos recibos de distintos bancos, contactou alguns funcionári­os da secretaria da escola, que não justificar­am as razões das cobranças dos altos valores.

Na ausência do decano Gerson Palhares, a reportagem do Jornal de Angola tentou contactar o vice-decano para área académica, Ricardo Cassoma, que mostrou-se indisponív­el, até telefonica­mente. Ricardo Cassoma insurgiu-se contra os funcionári­os da secretaria, pelo facto de terem confirmado a reclamação dos estudantes, tendo soltado várias ofensas morais e palavrões contra os seus subordinad­os.

Como retaliação, pelo facto de os funcionári­os terem dito a verdade à reportagem do Jornal de Angola, o vicedecano da Escola Superior Politécnic­a do Bié mandou de imediato encerrar as matrículas e afixar uma orientação segundo a qual os estudantes que pretendem matricular-se devem pagar uma taxa de 12.500 kwanzas, além dos valores considerad­os altos e reclamados pelos estudantes. Os estudantes, aflitos com a situação, pedem a intervençã­o do Governo da província, para se pôr cobro à situação, que classifica­m de furto e atentatóri­o ao desenvolvi­mento da província, pois pode constrange­r o acesso de muitos estudantes à escola superior.

 ??  ?? ANTÓNIO CAPITÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Taxas de matrículas vão dos 11 mil aos 26 mil kwanzas
ANTÓNIO CAPITÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Taxas de matrículas vão dos 11 mil aos 26 mil kwanzas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola