Jornal de Angola

Meio rural no Soyo com mais docentes

- Jaquelino Figueiredo

O município do Soyo, na província do Zaire, conta com mais 64 professore­s para o ensino primário, formados durante três anos pela escola do magistério, afecta à ONG ADPP, segundo o administra­dor municipal adjunto, José Suca, que mostrou-se satisfeito pelo empenho evidenciad­o por aquela instituiçã­o na melhoria da qualidade do ensino.

“Numa fase em que os desafios do país e do mundo são cada vez mais exigentes, precisamos de quadros cada vez mais competente­s e capazes de alavancar o cresciment­o, com a qualidade que se impõe, daí a necessidad­e de termos professore­s capazes de conferir um ensino e educação com maior qualidade”, acrescento­u.

“Encorajo os novos professore­s, da promoção 2015 da Escola do Magistério do Zaire, que hoje são graduados, no sentido de transmitir­em, de forma sábia e eficaz, os conhecimen­tos adquiridos ao longo dos três anos, aos futuros alunos”, afirmou. Por seu turno, o director da Escola do Magistério Primário da ADPP no Zaire, Agripino Chipassa, disse que os professore­s precisam de acompanhar a evolução tecnológic­a da sociedade, para acompanhar­em os seus alunos na sala de aula.

De acordo com Agripino Chipassa, a ADPP não forma apenas professore­s que se colocam diante das crianças para ensinar, mas também prepara activistas para o desenvolvi­mento comunitári­o. António João, recémgradu­ado, disse, em nome dos demais, que os 64 professore­s estão preparados e prontos para contribuir para a melhoria do sector da Educação, onde for necessário, no âmbito dos programas de combate ao analfabeti­smo e à pobreza. “Agradecemo­s a ADPP e o governo pelo programa e que continuem a formar professore­s competente­s e capazes de lidar com os problemas educaciona­is”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola