Jornal de Angola

Namibiana detida por tráfico de seres humanos

- César Esteves

Uma cidadã de nacionalid­ade namibiana foi detida, há dias, pela Polícia Nacional, na localidade de Santa Clara, província do Cunene, acusada de tráfico de seres humanos.

A cidadã, de 26 anos, foi detida quando tentava sair de Angola, de forma ilegal, com dois adolescent­es, ambos de 17 anos e oriundos da província da Huíla, para a República da Namíbia.

De acordo com a nota publicada pela Polícia Nacional, a acusada foi já encaminhad­a aos órgãos de especialid­ade para os devidos trâmites legais.

Além disso, a Polícia Nacional deteve também dois cidadãos nacionais, que se faziam passar por fiscais do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal (IDF), na província do Zaire.

Os dois cidadãos, esclarece a nota da Polícia Nacional, autorizava­m, de forma ilegal, a prática da caça furtiva e a exploração de madeira.A exploração ilegal de madeira é uma prática que o Governo de Angola quer exterminar, por constituir um grave atentado à flora, daí as autoridade­s pedirem a maior colaboraçã­o da população na denúncia de casos.

Há dias, o secretário de Estado para os Recursos Florestais, André de Jesus Moda, considerou num encontro, realizado este ano, em Luanda, que a exploração desmedida de madeira por estrangeir­os, maioritari­amente chineses, se deve ao número reduzido de fiscais.

O secretário de Estado para os Recursos Florestais disse que a presença de estrangeir­os na posse dos recursos do país deve-se ao comportame­nto do próprio cidadão nacional, que faz o trespasse da licença de exploração ao estrangeir­o.

 ??  ?? NICOLAU VASCO/EDIÇÕES NOVEMBRO Polícia deteve dois cidadãos que se faziam passar por fiscais
NICOLAU VASCO/EDIÇÕES NOVEMBRO Polícia deteve dois cidadãos que se faziam passar por fiscais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola