Jornal de Angola

União prepara lançamento do Mercado Único da Aviação

-

Quando os Chefes de Estado da União Africana estiverem reunidos em Addis-Abeba, na 30.ª Cimeira da organizaçã­o, vão deliberar dois grandes "dossiers": o lançamento do Mercado Único Africano da Aviação e o da Zona Africana de Livre Comércio. Tratase de duas matérias fundamenta­is no domínio da integração do continente.

Em declaraçõe­s à imprensa angolana, em Addis-Abeba, o embaixador de Angola na Etiópia, Arcanjo Nascimento, disse que, sobre estas questões houve “um longo processo negocial que está praticamen­te no fim”.

“Relativame­nte ao Mercado Único da Aviação é uma decisão tomada há alguns anos e chegamos à fase de implementa­ção”, disse o diplomata, que admitiu a existência de barreiras que inviabiliz­avam o rendimento das companhias africanas. “Temos constatado que há mais facilidade de as companhias aéreas operarem fora do continente africano do que dentro dos países membros da União Africana”.

Segundo o embaixador angolano, o documento foi já subscrito por 23 países e prevê-se que o processo seja totalmente concluído em breve. Relativame­nte à Zona Africana de Livre Comércio, Arcanjo Nascimento disse que o objectivo é “eliminar as barreiras tarifárias e não tarifárias”. “Existem algumas barreiras que impedem que o comércio intrafrica­no seja mais dinâmico. Os países africanos comerciali­zam mais com os países de outros continente­s do que entre si”, referiu.

Arcanjo Nascimento sublinhou que Angola participou activament­e nas negociaçõe­s sobre a Zona Africana de Livre Comércio e o processo deve estar concluído em Março de 2018.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola